Conexão 5G completa dois anos em Porto Alegre; veja o mapa de sinal na cidade


Dos cerca de 90 bairros da capital, apenas quatro não têm sinal de 5G. Conexão é melhor em regiões centrais da cidade, afirma especialista. Dois anos da chegada do 5G em Porto Alegre
O sinal 5G, quinta geração da tecnologia de internet móvel, utilizada em celulares, completou dois anos de atividade em Porto Alegre no final de julho. A conexão foi desenvolvida para aumentar em até 10 vezes a velocidade se comparada ao sinal anterior, o 4G.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Dos cerca de 90 bairros de Porto Alegre, apenas quatro não têm sinal de 5G – Arquipélago, Boa Vista do Sul, São Caetano e Pitinga. A conexão funciona bem em áreas mais centrais da cidade, mas, em pontos mais afastados, a qualidade do sinal diminui (veja abaixo os mapas de sinal na capital).
O 5G foi anunciado como uma revolução tecnológica, mas não passou, até agora, apenas de uma evolução, afirma o professor Jéferson Campos Nobre, do Instituto de Informática da UFRGS.
“Quando a tecnologia 5G apareceu, havia muita expectativa em relação a tudo que poderia ser feito. Então, muitas das coisas que foram, no começo, prometidas ou que eram esperadas, não apareceram. E a tendência é que não apareçam, de fato, no 5G”, afirma.
Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne empresas de telecomunicações e conectividade, destaca que a capital está em 8º lugar no ranking das cidades “amigas” do 5G.
“Nós já conseguimos ter aproximadamente quase 500 mil acessos na cidade de Porto Alegre, de pessoas que usam o 5G. Demonstra uma demanda muito grande pelo serviço, principalmente em função da velocidade”, diz.
Em uma empresa que desenvolve aplicativos para que pais acompanhem o dia a dia dos alunos em 60 escolas municipais de Porto Alegre, a torcida pela melhora no 5G é grande. Se a conexão falha, os recursos oferecidos não podem ser bem utilizados.
“O consumo de informações que demandam um sinal mais potente, ele fica prejudicado. É um vídeo que não carrega, uma informação que se torna lenta pra aparecer na tela. E, no limite, pode acontecer, inclusive, daquela informação não chegar”, afirma Richard Lucht, CEO da empresa.
Além de Porto Alegre, há 5G em pelo menos outros 33 municípios do RS.
Homem caminha segurando celular em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Mapa da Anatel
Mapa de sinal 5G em Porto Alegre
Reprodução/Anatel
Mapas das operadoras
Mapas de sinal 5G das operadoras Claro, Vivo e Tim em Porto Aleghre
Reprodução/Claro, Vivo e Tim
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário