Foram descobertos criminosos que usam a internet para obter material de abuso sexual infantojuvenil e distribuir arquivos, de acordo com investigação da PF. Material apreendido pela PF durante operação contra abuso sexual infantil no RS
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta terça-feira (30), dois homens de 43 e 67 anos suspeitos de abuso sexual infantil no Rio Grande do Sul. As prisões ocorreram em Porto Alegre e em Alvorada.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O suspeito de 43 anos é profissional da área de Tecnologia da Informação (TI) e residia na Capital. O de 67 anos é aposentado. Com o idoso, em Alvorada, estava uma criança de 6 anos “com indícios de abuso”. Ela foi resgatada e levada a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A operação é resultado do trabalho investigativo que busca descobrir criminosos que usam a internet para obter material de abuso sexual infantojuvenil e distribuir arquivos para outros criminosos.
“Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse a PF em nota.
De acordo com a PF, foram cumpridos, no total, cinco mandados de prisão em Porto Alegre e um em Alvorada.
Além do RS, houve operações em outros 11 estados brasileiros: Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
PF prendeu duas pessoas durante operação contra abuso sexual infantil no RS
Polícia Federal/Divulgação
Saiba como denunciar
A PF alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Canais de comunicação estão disponíveis para denunciar.
“A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, disse a PF em nota.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS