Semana deve ser marcada por extremos: se nesta terça fez frio, a partir de quinta-feira (1º), deve fazer calor. Confira a previsão do tempo completa. Geada cobre carro em Bagé
Bárbara Lignon/RBS TV
Após veranico em meio ao inverno, as temperaturas voltaram a cair no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30) e em Bagé, na Região da Campanha, chegou a 0ºC: foi a cidade mais fria no estado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Reflexo das temperaturas baixas foi a geada que cobriu o município. Imagens registradas pela RBS TV mostram uma camada fina de gelo sobre veículos (veja acima).
De acordo com Vitor Takao Suganuma, meteorologista da Climatempo, a atuação de uma “forte massa de ar polar deve impedir que os termômetros se elevem” nesta terça.
“Em áreas da Campanha gaúcha e da Fronteira Oeste, mantém a condição para formação de geada nas primeiras horas da manhã. Em áreas da Região Central, haverá condições para formação de neblina. No decorrer do dia, o sol deve voltar a predominar entre nuvens em todo o estado, mas a atuação da forte massa de ar polar deve impedir com que os termômetros se elevem. Na capital Porto Alegre/RS, condição de tempo firme ao longo de todo dia, termômetros não sobem tanto e a sensação de frio deve prevalecer no decorrer das horas”, explica.
Temperaturas mais baixas nesta terça
Bagé – 0ºC
Jaguarão – 1,5ºC
Santana do Livramento – 1,5ºC
Dom Pedrito – 1,6ºC
Canguçu – 1,7ºC
Apesar disso, esta semana deve ser marcada por extremos: se nesta terça fez frio, a partir de quinta-feira (1º), deve fazer calor (saiba mais abaixo).
Previsão do tempo
Quarta-feira (31)
O dia deve amanhecer com temperaturas mais amenas, no entanto, a tendência, no decorrer das horas, é de aumento no predomínio de sol com variações de nebulosidade e elevação dos termômetros.
Nas regiões mais distantes do Litoral, o escoamento de ar quente deve conduzir a um aumento mais expressivo, mas ainda não deve condicionar a sensação de calor sobre essas áreas.
Nas áreas próximas ao Litoral, os termômetros ainda não devem acompanhar o aumento. As temperaturas seguem em aumento gradativo, mas a sensação ainda é amena ao longo do dia.
Quinta-feira
Após o enfraquecimento da massa de ar polar que atuava sobre o RS, as temperaturas começam a entrar em elevação expressiva em todas as áreas do estado.
Na Fronteira Oeste e na Região das Missões, esse aumento será mais perceptível, e a sensação de calor deve predominar ao longo do dia.
Não há previsão de chuva em nenhuma das regiões.
Sexta-feira (2)
Tempo segue estável em todo o Rio Grande do Sul. O amanhecer deve contar com temperaturas mais amenas. Como não há previsão de chuva, o destaque deverá girar em torno das temperaturas, pois os termômetros seguem se elevando significativamente ao longo do dia, principalmente em áreas da Fronteira Oeste.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS