O prêmio tem como missão reconhecer e valorizar a atuação de servidores públicos que trabalham para transformar positivamente a vida dos brasileiros. Ministra de Gestão participou da cerimônia. O Prêmio Espírito Público anunciou os vencedores de sua sexta edição durante uma cerimônia no teatro Rival, no Centro do Rio, na noite desta quarta-feira (24). O prêmio tem como missão reconhecer e valorizar a atuação de servidores públicos que trabalham para transformar positivamente a vida dos brasileiros.
A grande coroação da noite foi inspirada pela solidariedade e no altruísmo. Os mais de 110 mil servidores públicos que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul receberam uma homenagem especial.
A premiação teve a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Cada vencedor recebe R$ 10 mil. Os profissionais premiados também serão convidados a ingressar na Rede Espírito Público, espaço para articulação de parcerias e desenvolvimento de conhecimentos. O prêmio é organizado pela parceria Vamos.
Confira os vencedores por categoria:
Desenvolvimento Social: Nas ramas da esperança
Gestão de Pessoas: Lidera Gov
Gestão e Planejamento: Prontuário Carioca
Meio Ambiente e Emergência Climática: Reflora
Saúde: Projeto Sala Lilás de CG
Educação: Educação que transforma
Saúde Mental de Adolescentes: Rap da saúde
Mais sobre os vencedores
A grande novidade da noite foi a categoria “Promoção e prevenção da saúde mental de adolescentes”, uma preocupação que tem aumentado ao longo dos últimos anos.
O vencedor da mais nova categoria foi o projeto “Rap da saúde”, que busca capacitar adolescentes e jovens em temas, como saúde mental, cidadania e diversidade para atuarem como promotores da saúde nas unidades atendimento do Rio de Janeiro.
Já o projeto Reflora levou o prêmio de Meio Ambiente e Emergência Climática, com uma ação que resgata e cataloga espécies da flora brasileira.
O vencedor na categoria Educação foi o projeto “Educação que transforma”. Já o “Nas ramas da esperança” foi o projeto premiado na categoria Desenvolvimento Social pelo Combate à Pobreza Extrema, à Fome e à Desnutrição.
“Queremos incentivar as pessoas que trabalham na administração pública a mostrarem seus projetos mais inspiradores, que realmente mudam a vida dos brasileiros”, diz Fred Melo, diretor-executivo da República.org, instituto que contribui na gestão de pessoas na administração pública.
Das sete categorias do prêmio, seis foram avaliadas por uma banca examinadora. A categoria Saúde Mental de Adolescentes foi a única que teve votação popular, aberta a todos que votaram pelo site do prêmio.