Reportagem flagra limpeza de alimentos e bebidas retirados das enchentes para serem vendidos irregularmente no RS


Empresa de Porto Alegre é suspeita de recondicionar itens danificados pelas águas da enchente. Reportagem da RBS TV flagrou homem lavando produtos com mangueira em uma garagem. Produtos que deveriam ser descartados são lavados e revendidos no RS
Uma empresa de reciclagem de Porto Alegre é suspeita de revender produtos recolhidos de mercados inundados pela enchente que deveriam ser descartados.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Durante três dias, o Grupo de Investigação da RBS (GDI) flagrou itens como tubos de creme dental e latas de refrigerante e de cerveja sendo lavados e armazenados na garagem do dono da empresa. Assista acima.
Nas imagens, é possível ver um homem utilizando mangueira para lavar as mercadorias. Ele também retira de uma geladeira velha, deitada sobre o pátio da residência, diversas latas e as acomoda em uma caixa plástica.
“Fica resíduo. É uma contaminação residual que pode levar a problemas de saúde gravíssimos, leptospirose e até mesmo a morte. Porque é uma limpeza muito superficial”, afirma a fiscal da Vigilância Sanitária, Tânia Speroni.
O proprietário da Ambos Demolidora, João Paulo Ambos, afirmou à RBS TV que a responsabilidade é dos funcionários. Segundo ele, as mercadorias seriam limpas e doadas.
A Polícia Civil cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços relacionados com a empresa nesta sexta-feira (28). Caso a investigação confirme que houve crime contra as relações de consumo, a pena pode chegar a 5 anos de prisão.
Spray para perfumar cheio de água suja
Spray para aromatizar ambientes cheio de água da chuva foi encontrado em Porto Alegre
Procon/RS
Uma das mercadorias que seria comercializada é um spray para perfumar ambientes que ainda acumulava a água suja. (Veja vídeo acima)
“Esse frasco que está na minha mão demonstra que o material foi molhado da enchente, tem marcas ainda do lodo aqui, da lama, da enchente”, observa o diretor do Procon de Porto Alegre, Rafael Gonçalves.
Creme dental e bebidas atingidas pela enchente eram recolhidas por empresa, que deveria reciclá-las
Reprodução/RBS TV
Homem lava produtos atingidos por enchente para revender
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário