VÍDEO: Maior navio de guerra da América Latina atraca em Rio Grande para ajudar população após enchente


Embarcação da Marinha chegou na cidade do Sul do estado pela segunda vez neste ano. Missão tem como foco a distribuição de donativos para comunidades mais necessitadas. Maior navio de guerra da América Latina atraca em Rio Grande para ajudar população
O maior navio de guerra da América Latina atracou, nesta quinta-feira (27), no Porto de Rio Grande, na Região Sul do estado. Com 115 toneladas de donativos, a embarcação da Marinha busca auxiliar a população castigada pela enchente que ainda não conseguiu se recuperar.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico transporta água mineral, alimentos não-perecíveis e produtos resfriados. Entre as comunidades que serão auxiliadas está a Colônia de Pescadores Z-3, em Pelotas, que deve receber parte dos donativos no sábado (29).
Esta é a segunda vez que a embarcação foi à cidade neste ano. Em 11 maio, o navio esteve na região para auxiliar as pessoas ilhadas e transportar suprimentos pelas vias alagadas.
Navio da Marinha atraca novamente em Rio Grande com donativos
Na ocasião, o navio partiu da Base Naval do Rio de Janeiro, levando 24 embarcações de pequeno e médio porte, 1,3 mil militares, 38 viaturas dos fuzileiros navais, 24 embarcações e três helicópteros.
Ao todo, a Marinha afirma que já transportou cerca de 250 toneladas de suprimentos com a embarcação desde o início das enchentes.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Ponte que sofreu danos durante enchente é implodida na Serra do RS
Comunidade de pescadores em Pelotas segue ilhada e sem luz desde o início das enchentes
Com buscas nas margens dos rios e sob escombros, bombeiros procuram desaparecidos das enchentes do RS há quase 2 meses
Chegada em Rio Grande do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico
Isa Severo
Sobre o navio
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico tem 203,43 metros de comprimento – o que equivale a cerca de 45 carros enfileirados em linha reta. Ele tem capacidade para transportar até 1,4 mil militares em missões humanitárias.
A extensão da embarcação permite realizar cuidados médicos intensivos, já que ele conta com o segundo maior centro médico móvel da Marinha. Também conta com duas estações móveis para tratar água. O equipamento é capaz de gerar 20 mil litros de água potável por hora.
Conheça o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico por dentro
Segundo a Marinha, em condições habituais, o navio opera com uma médica, uma dentista e seis enfermeiros, que trabalham em atividades ambulatoriais, inspeções de saúde e na preparação dos militares para as longas missões.
No entanto, em viagens a demanda da embarcação aumenta, passando a atuar com o reforço de outros três médicos, sendo um cirurgião geral, um anestesista e um clínico geral, além de um oficial farmacêutico e mais cinco enfermeiros, dentre eles um técnico em patologia clínica.
Registros do maior navio de guerra da América Latina
Números da tragédia no RS
Os temporais e as cheias no Rio Grande do Sul deixaram 178 mortos, 34 desaparecidos e 806 desaparecidos, segundo o mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil estadual.
O número de desalojados (pessoas em casa de amigos ou parentes) é de 388.781 mil. Ao todo, cerca de 2,4 milhões de pessoas foram afetadas em todo estado.
O RS tem 478 dos seus 497 municípios atingidos pelas enchentes, o que equivale a mais de 96% das cidades.
As ruas, avenidas, estradas e rodovias inundadas que foram mapeadas pelo governo do RS somam 4.521 km, distância suficiente para atravessar Brasil de norte a sul ou de leste a oeste.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário