Cíntia Goldani, de 37 anos, era atleta e morreu na quarta-feira. Namorado dela divulgou boletim médico. Em geral, doença vem acompanhada de sintomas, diz especialista; veja quais. Cíntia Goldani era fisiculturista e morreu na quarta-feira
Arquivo Pessoal
A fisiculturista Cíntia Goldani, de 37 anos, morreu na quarta-feira (26) após complicações decorrentes de uma pneumonia bacteriana. O namorado da atleta gaúcha, Gustavo Cesar, divulgou o boletim médico, que apontou choque séptico em consequência de uma sepse pulmonar.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A pneumonia bacteriana tem como principais agentes causadores as bactérias Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae. O diagnóstico é feito com o auxílio de um raio-X.
Quem era a fisiculturista do RS que morreu aos 37 anos
De acordo com o médico Adalberto Rubin, chefe do serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre, em geral, a doença vem acompanhada de sintomas como febre, tosse, falta de ar, secreção.
“Quase sempre você vai ter sintomas antes. Se não é diagnosticada e tratada precocemente, pode evoluir e comprometer de maneira extensa os pulmões”, explica o pneumologista.
Fisiculturista que morreu era torcedora do Grêmio e escrevia poemas
Arquivo Pessoal/Cíntia Goldani
O choque séptico é o resultado da infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte, como no caso de Cíntia. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a síndrome é a principal causadora de mortes dentro das unidades de tratamento intensivo (UTIs). A mortalidade no Brasil chega a 65% dos casos.
Rubin alerta que nesta época do ano há mais incidência de doenças infecciosas e não há distinção de faixa etária. “Pelo frio, pela umidade, além disso, as pessoas ficam mais em ambientes fechados”, esclarece.
“Redobrar os cuidados. Pneumonia acomete pessoas de qualquer idade. Não achar que tudo é uma simples gripezinha. Se tá com febre e não tá passando, procure atendimento médico”, recomenda o profissional
Pneumonia pode ser identificada através de um raio-x
Quem era Cíntia Goldani
Ela dividia a rotina de treinamentos com a atividade de bancária. Ela era funcionária do Banrisul desde 2012. A instituição afirmou que “presta toda solidariedade à família e aos amigos de Cíntia”.
Em julho, Cíntia iria participar do Musclecontest Brasil, uma das principais competições do fisiculturismo do país. A organização do evento emitiu um comunicado lamentando a morte da atleta.
Cíntia era torcedora do Grêmio. Em postagens nas redes sociais, ela compartilhava o amor pelo clube. Em um registro, ela aparece posando com a taça da Libertadores da América. Em outro, está sentada no banco de reservas da Arena.
Outro hobby da fisiculturista era a criação de poemas. O principal tema abordado era o amor. O mais recente foi divulgado no dia 9 deste mês.
Fisiculturista dividia registros de atleta com poemas e os de torcedora do Grêmio
Arquivo Pessoal/Cíntia Goldani
VÍDEOS: Tudo sobre o RS