Comunidade de pescadores em Pelotas segue ilhada e sem luz desde o início das enchentes


Estrada que dá acesso à região segue inacessível. Das 150 famílias de Pontal da Barra, 30 precisaram ser retiradas no momento mais crítico da cheia na região. Comunidades ainda estão alagadas no Rio Grande do Sul
,
Os moradores da comunidade Pontal da Barra, em Pelotas, na Região Sul do estado, seguem vivendo o efeito das enchentes, que iniciaram há cerca de dois meses no Rio Grande do Sul. Desde então, a estrada que dá acesso à região está inacessível.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Assim como os resgates foram feitos de barco, o retorno às residências segue da mesma mesma maneira. Porém, os moradores precisam conviver com a falta de energia elétrica e com imóveis sobre tijolos.
A água, que fazia parte da realidade da população, formada por pescadores, passou a ser um problema desde 6 de maio quando começaram as chuvas. Das 150 famílias que moravam na região, 30 foras retiradas pela Defesa Civil no momento mais crítico das cheias.
Comunidade de pescadores no RS segue ilhada desde o início da enchente
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Com buscas nas margens dos rios e sob escombros, bombeiros procuram desaparecidos das enchentes do RS há quase 2 meses
Deslizamento de terra deixa 60 pessoas fora de casa em Nova Santa Rita
Governo prorroga prazo para prefeituras cadastrarem famílias no Auxílio Reconstrução; 166 cidades não solicitaram o benefício
Famílias seguem desamparadas
O aposentado João Carlos Borges é um dos afetados e, para retornar à residência, precisou improvisar no sótão de casa um quarto para ele e o irmão.
“Todo mundo tem que ter o cuidado, porque senão perde tudo que tem”, revela.
Morador improvisa imóveis sobre tijolos para evitar água no RS
Reprodução/TV Globo
Quem vive do comércio também segue com o futuro incerto. Esse é o caso da moradora Rosa Maria Koglin, que perdeu os produtos, está com a rua alagada e segue sem luz, o que impede o armazenamento adequado.
“Eu acho que não vou abrir a venda [novamente]. Não sei. Se abrir, só no verão. Não sei. E o que ficou ali, ficou tudo estragado. Caiu no chão, estragou tudo”, diz.
Casa de comerciante em Pontal da Barra no RS foi atingida pela cheia
Reprodução/TV Globo
Em Rio Grande, ponte bloqueia retorno
Ponte danificada em Rio Grande impede retorno de moradores para casa
Reprodução/TV Globo
A comunidade da Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande, a 60km de Pelotas, também está impedida de voltar para casa. O problema é a ponte, que está danificada, inviabilizando a passagem de veículos.
“Minha mãe, ela não consegue andar em botes e essas coisas assim, pelo mar, porque ela tem dificuldade pra caminhar, então ela tem que ser só de carro, e aí fica complicado, não tem como a gente ir”, afirma a pescadora Maria Lúcia Gonçalves.
Sem a passagem de automóveis, os moradores só podem retornar à localidade de barco. Isso impede a coleta seletiva, o que tem tornado o lixo um problema.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário