Moradores da região das Ilhas, uma das mais atingidas pelas inundações, estão há mais de um mês passando as noites em estruturas improvisadas. Atingidos por enchentes, moradores improvisaram barracas em rodovia
Reprodução/RBS TV
ontada com plástico, lonas e madeiras, quatro adultos e duas crianças dividem dois colchões há mais de um mês. Todos são moradores da região das ilhas, em Porto Alegre, e buscaram abrigo na beira da estrada após sofrerem os efeitos das enchentes que atingiram o RS.
Em uma barraca montada com plástico, lonas e madeiras, quatro adultos e duas crianças dividem dois colchões há mais de um mês. Todos são moradores da região das ilhas, em Porto Alegre, e buscaram abrigo na beira da estrada após sofrerem os efeitos das enchentes que atingiram o RS.
Nos lares improvisados, eles relatam uma rotina de insegurança, higiene precária e frio.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“A gente não tá dentro da nossa casinha, que a gente construiu com bastante sacrifício. Não é quentinho aqui, é bastante frio. Tem aparecido bastante cobra aqui na volta. Não temos segurança. A gente tem medo do que passa, do que para. A gente nem sempre sabe se é uma doação, se não é”, diz a recicladora Ana Paula da Silva Cruz.
Noites em barracas improvisadas na beira da estrada são à luz de velas
Reprodução/RBS TV
As famílias vivem dos donativos que chegam, principalmente roupas e comida. Os móveis que tinham foram levados pela chuva.
“Até quando nós vamos continuar nessa vida? Vamos continuar perdendo? A gente não tem vontade de comprar um móvel novo pra colocar dentro de casa. Comprar pra quê? Pra perder?”, questiona Ana Paula.
Elevação do Guaíba deixa região das ilhas em alerta
População improvisa moradias após cheia do Guaíba
Desabrigados estão vivendo em carros e barracas
As noites nas estruturas improvisadas são à luz de velas. Também não há banheiros no local.
“O que nós precisávamos, mesmo, eram uns banheiros químicos. A situação tá precária”, define o ajudante de marceneiro Eric Silva.
Os moradores afirmam que não tem previsão para que essas pessoas voltem para casa. Na segunda-feira (24), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu novo alerta preventivo de inundação para a região das ilhas.
A Prefeitura afirma que “está de prontidão para agir em resgates e remoções” e que os agentes atuam “24 horas no bairro Arquipélago”. O Executivo municipal acrescenta que “a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) atua na reserva de vagas em abrigos provisórios”.
Chuvas voltam a causar alagamentos no Rio Grande do Sul
VÍDEOS: Tudo sobre o RS