Após dias de chuva no RS, estado segue com queda de temperatura e mínima pode chegar a 1ºC


Município de Caçapava do Sul deve registrar a mínima do dia no estado. Algumas regiões têm previsão de chuva com baixo acumulado. Gramado coberto de geada em Caçapava do Sul, em 2019
Vanessa Backes/RBS TV
Os gaúchos devem se preparar para uma terça-feira (25) gelada no estado. Em Caçapava do Sul, localizada no Centro do estado, a mínima prevista é de apenas 1ºC, com a máxima não ultrapassando os 10ºC, segundo a Climatempo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Outras cidades como Bagé, Santana do Livramento e São José dos Ausentes terão mínimas de 3ºC.
Para terça-feira, a previsão da Climatempo indica condições de garoa no Noroeste, Norte e Serra do Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde. No período da noite, há um aumento das instabilidades nessas regiões, mas sem risco de temporal.
Nas Missões e no Centro do estado, ainda podem acontecer algumas pancadas de chuva com baixo acumulado. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre e nos vales, o dia será nublado com possibilidade de chuva à noite.
No entanto, na Fronteira Oeste, Campanha e Sul, o tempo permanecerá firme e sem chuva, com risco de geada na Campanha gaúcha.
Chuva atingiu o RS na segunda-feira
Nível do lago Guaíba subiu 24 centímetros
A elevação do Guaíba aconteceu entre a noite de domingo (23) e a madrugada de segunda-feira (24). A prefeitura do município de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, emitiu um alerta de risco para inundações em áreas de risco.
De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a maior medição foi às 5h45 de segunda, quando o lago atingia 3,42 metros, em Porto Alegre. A cota de alerta é de 3,15 metros, já a de inundação, 3,60 metros.
No entanto, às 19h15 o lago já tinha baixado para 3,31 metros.
Moradores deixam suas casas em Eldorado do Sul
Ruas dos bairros Sans Souci, Itaí e Sol Nascente inundaram no município.
Equipes da Defesa Civil têm circulado pela cidade em carros para ajudar no resgate de pessoas que precisam de ajuda.
A orientação para a população que reside nesses bairros é de buscar abrigo em um prédio público na cidade de Guaíba, que leva o nome de Solon Tavares, onde funciona a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Também é possível buscar acolhimento no Centro da cidade de Eldorado do Sul.
Ruas alagadas em Eldorado do Sul em 24/06/2024
Mary Silva/RBS TV
Fechamento de comportas
Com o aumento do nível do Guaíba, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou o fechamento de três comportas do sistema de proteção contra cheias. A medida tem caráter preventivo.
Serão fechadas as comportas 4 (Avenida Sepúlveda), 6 (Catamarã) e 11 (Avenida São Pedro). Outros seis portões estão fechados permanentemente e três são protegidos por bags preenchidas por areia e cimento.
Equipes da prefeitura realizam fechamento de comporta em Porto Alegre
Divulgação/PMPA
Queda de granizo
Temporal com granizo causa estragos no RS
Municípios do RS presenciaram as pedras de gelo durante o temporal que atingiu o estado no domingo (23).
Em Pinhal Grande, a moradora Rosane Martins fotografou pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha. Um outro morador registrou o pátio de casa coberto de gelo.
Registro de queda de granizo em Pinhal Grande, no RS
Rosane Martins/Arquivo Pessoal
Em Arroio do Tigre, na Região Central, a prefeitura fala em “prejuízo enorme” e estima que “praticamente 90%” da cidade tenha sido atingida. Sobradinho, município vizinho, também teve transtornos.
Em Bento Gonçalves, na Serra do RS, houve destelhamentos.
Em Campo Bom, na Região Metropolitana, o fenômeno foi percebido nos bairros Colina Deuner, Firenze e Jardim do Sol.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário