Ação promovida por plataforma de voluntariado, com apoio de empresas, iniciou na manhã de domingo (23), nos bairros Humaitá e Vila Farrapos, em Porto Alegre Ação promovida por plataforma que oferece ajuda para faxina nas casas atingidas aconteceu em Porto Alegre
Fabiana Lemos/RBS TV
Cerca de um mês após a água da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul baixar, moradias seguem inabitáveis, devido à sujeira e aos entulhos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Considerada a “maior faxina da história” do RS, ação reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, entre militares e voluntários de todo o país, na manhã de domingo (23), em Porto Alegre, para oferecer ajuda para limpar mais de 100 casas fortemente atingidas pelas cheias.
Com kits de produtos de limpeza, os voluntários se espalharam nas casas do bairro Humaitá e Vila Farrapos, onde a maioria dos imóveis ficaram alagados.
O momento é de separar os itens que ainda precisam passar por uma limpeza daqueles que não tem mais como recuperar.
Os temporais que atingiram o RS no mês de maio já deixaram 177 mortos, segundo informações da Defesa Civil Estadual. Em Porto Alegre, mais de 160,2 mil pessoas e cerca de 39,4 mil edificações foram afetadas.
A diarista Helena Oliveira, que teve a casa invadida pela água, descreve os voluntários como “anjos”.
“Não imaginei que a gente fosse ter essa ajuda”, confessou. “A casinha deles não encheu d’água e estão aqui, com caridade”, disse Helena.
A diarista Helena Oliveira teve a casa invadida pela água
Reprodução/ RBS TV
O evento é promovido pela plataforma Meu Lar de Volta, criada para reunir voluntários para limpeza das residências após as cheias, e conta com o apoio de empresas.
“Nosso objetivo é possibilitar recomeços dignos para o maior número de famílias”, contou o designer, Lipe Machado, um dos criadores da plataforma.
Mais de 1,5 mil voluntários se reuniram para limpeza em casas atingidas pela enchente
A concentração para a faxina aconteceu na Arena do Grêmio, que também apoiou a ação.
LEIA TAMBÉM
‘Não vamos mais voltar’: 3 a cada 10 moradores do RS pensam em mudar de casa em razão de eventos climáticos, diz pesquisa
O Guri de Uruguiana, personagem e humorista emblemático na cultura gaúcha, estava presente na ação.
“No momento que tu vê domingo de manhã um monte de gente deixando as suas casas para vir aqui participar e ajudar outras famílias que estão lá desamparadas e tu chega na casa de uma pessoa que tu não conhece e vai lá limpar, trabalhar, ajudar, isso é um baita exemplo, eu acho que esse é o nosso exemplo”, explicou.
Guri de Uruguaiana ajudando na limpeza das casas afetadas pela enchente
Fabiana Lemos/ RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS