Polícias de outros estados são alertadas sobre possível fuga de envolvidos em assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul


Buscas ocorrem desde a noite de quarta-feira (19), quando criminosos disfarçados de policiais federais invadiram aeroporto. Investigação acredita que ao menos oito pessoas participaram da ação. Um policial militar e um assaltante morreram. Criminosos durante assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul
Reprodução
Agentes de segurança de outros estados foram acionados sobre uma possível fuga dos criminosos envolvidos em um assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. O ataque, na noite de quarta-feira (19), deixou um policial militar morto. Um dos assaltantes também morreu.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A Brigada Militar (BM) faz buscas na região – os trabalhos já duram mais de 45 horas. A Polícia Federal investiga o caso.
O tenente-coronel Ricardo Vargas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), afirma que ao menos oito suspeitos participaram diretamente da ação. No entanto, a polícia acredita que a logística do crime envolveu um número maior de criminosos.
Não havia, até a atualização mais recente desta reportagem, informações sobre presos ou suspeitos.
Veja o que se sabe sobre o assalto
Refém diz que rastejou para local seguro; assista ao relato
Câmeras de segurança registraram tiroteio
Seguem as buscas por assaltantes que roubaram carro-forte em Caxias do Sul
Ataque
Na noite de quarta, assaltantes armados com fuzis de alto calibre, disfarçados de policiais federais, entraram no Aeroporto Hugo Cantergiani e atacaram o carro-forte.
Uma pessoa que trabalha no local disse à RBS TV que foi mantida refém junto com outras duas pessoas. O homem contou que, após o ingresso dos criminosos no aeroporto, começou uma troca de tiros que durou mais de 15 minutos. Câmeras de segurança de uma loja nas imediações registraram os disparos.
“Eu rastejei para dentro de um local que eu achei que fosse seguro”, disse o refém.
Segundo a polícia, depois da troca de tiros, os criminosos fugiram para uma área de mata ao sul do aeroporto. Parte do dinheiro foi levada pelos suspeitos que conseguiram fugir.
Refém de assalto a carro-forte em no RS diz que rastejou para local seguro
Mortes
Na troca de tiros, duas pessoas morreram. Uma delas foi o policial militar Fabiano Oliveira, de 47 anos, atingido por um tiro de fuzil. Ele era segundo sargento e integrava o 12º BPM.
Oliveira foi sepultado na quinta-feira (20), em Caxias do Sul. O militar atuava na corporação havia 27 anos. O sargento deixou esposa e dois filhos.
Um dos assaltantes, que não teve a identidade divulgada, também foi baleado e morreu.
Fabiano Oliveira, de 47 anos, 2º sargento e integrante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), foi morto durante ocorrência
Reprodução
Investigação
O carro-forte que foi alvo dos criminosos faria o transporte de uma carga de dinheiro que chegou ao RS na quarta-feira através do aeroporto de Caxias do Sul. Normalmente, esse tipo de serviço é prestado por meio do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Contudo, o terminal da capital está fechado desde que foi inundado durante as enchentes de maio.
Uma parte do dinheiro pode ter sido levada pelos suspeitos que conseguiram fugir, segundo a BM. As autoridades e a empresa de transporte de valores não divulgaram a quantia total nem quanto foi levado pelos assaltantes.
A perícia já analisou os dois carros-fortes que estavam na pista do aeroporto. A empresa de transportes responsável pela operação confirmou que os vigilantes se abrigaram dentro do veículo durante o tiroteio. Um deles ficou ferido, mas passa bem.
A falsa viatura usada pelo grupo para entrar no aeroporto imitava a identificação da Polícia Federal. O veículo foi encontrado e passou por perícia.
Carros-fortes na pista do aeroporto de Caxias do Sul
Reprodução/RBS TV
Aeroporto
O Aeroporto Hugo Cantergiani fica em Caxias do Sul, o segundo município mais populoso do RS, com 463,5 mil habitantes. O terminal da Serra chegou a ficar fechado para perícia das forças de segurança, mas foi reaberto no fim da manhã de quinta-feira.
O terminal ganhou relevância após o fechamento do Salgado Filho, em Porto Alegre, em razão das enchentes. Na terça (18), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o aeroporto a receber voos internacionais. A medida vale exclusivamente para possibilitar as operações aéreas relacionadas a jogos internacionais de futebol das copas Libertadores e Sul-Americana.
Área do aeroporto de Caxias do Sul e possível rota de fuga de assaltantes
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário