Microexplosão: entenda o que é fenômeno que provocou estragos em São Luiz Gonzaga


Temporal afetou 15 mil pessoas e provocou danos 1,2 mil imóveis em cidade do Noroeste do RS. Fenômeno ocorre quando nuvem não suporta quantidade de água no céu. Imóveis destelhados após ‘microexplosão’ em São Luiz Gonzaga
BM/Divulgação
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, neste domingo (16), que uma “microexplosão” atingiu São Luiz Gonzaga, município de 34,7 mil habitantes no Noroeste do estado. O temporal ocorreu no fim da noite de sábado (15), afetando 15 mil pessoas e deixando 1,2 mil imóveis com algum tipo de estrago.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil, a “microexplosão” ocorre quando a nuvem não suporta a quantidade de água e “despeja” muita chuva em pouco tempo.
A Climatempo explica que nuvens do tipo cumulonimbus podem provocar chuvas torrenciais, granizo, descargas elétricas e ventos intensos. Esses fenômenos podem ser tornados ou downbursts (micro ou macroexplosões).
“Tornado, microexplosão, macroexplosão e dowburst são basicamente correntes de ar extremamente fortes que se desprendem da base de algumas nuvens cumulonimbus”, afirma a Climatempo.
A diferença entre esses fenômenos está na forma como as correntes de ar se comportam:
Microexplosão: corrente de ar descendente concentrada numa menor área de base da nuvem
Macroexplosão: corrente de ar descendente concentrada numa maior área de base da nuvem
Tornado: forte corrente de ar ascendente em espiral na base da nuvem
Ilustração da Climatempo mostra fenômeno da ‘microexplosão’
Reprodução/Climatempo
LEIA TAMBÉM:
Voluntários tatuam cuia e símbolo da Força Nacional do SUS
Casa de 70 anos é demolida por causa da enchente
Estragos
O prefeito Sidney Brondani (PP) afirmou à RBS TV que 15 mil pessoas foram afetadas de alguma maneira e que ao menos 1,2 mil casas foram atingidas, com estragos em telhados. O município deve decretar situação de emergência em razão dos danos registrados.
Houve estragos em quatro escolas, dois postos de saúde, na sede da Secretaria da Saúde e em um museu. Uma pessoa se feriu enquanto tentava colocar uma lona para proteger a casa.
“A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas”, diz.
Galerias Relacionadas
A força do temporal derrubou árvores na cidade. Um carro foi atingido por um poste que caiu. As ruas já foram desobstruídas, segundo a prefeitura. Há falta de energia em diversos pontos do município.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que o volume de chuva foi de 14,8 milímetros no momento do temporal. Durante a madrugada, houve outras pancadas no município. Ao todo, o acumulado nas últimas horas foi de 33,6 milímetros. A temperatura, no município, ficou na casa de 19°C.
Defesa Civil e Inmet reforçam alertas para tempestade no Rio Grande do Sul
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário