Conforme agenda oficial, presidente vai visitar o bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul. No local, 650 moradias foram destruídas. Seis moradores do município permanecem desaparecidos. Governo federal mostra situação da cidade de Cruzeiro do Sul, no RS
O município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari , recebe nesta quinta-feira (6) a quarta visita do presidente Lula (PT) e comitiva do governo federal ao Rio Grande do Sul desde que o estado foi atingido por uma tragédia climática. Mais de um mês após o início das enchentes, o cenário é de devastação e incerteza na cidade de cerca de 12 mil habitantes.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Das 172 vítimas do desastre em todo o RS, 12 viviam em Cruzeiro do Sul, segundo o governo do estado. No fim do mês, foi encontrado o corpo de João Alexandre Gonçalves de Morais, de 29 anos. Ele estava no telhado da casa da tia, que desabou quando um socorrista descia pela corda de um helicóptero. Seis moradores permanecem desaparecidos.
Homem que caiu durante resgate tem corpo encontrado no Vale do Taquari
Metade da população de Cruzeiro do Sul está fora de casa. A maior parte está na casa de amigos e parentes, alugueis sociais ou procurou acolhimento em áreas seguras em outros municípios. Em abrigos, permanecem cerca de 500 pessoas, conforme estimativa da prefeitura.
MEMORIAL: Veja as vítimas da tragédia
ANTES E DEPOIS: Veja como ficaram casas atingidas
Ainda há riscos de deslizamentos, em especial na região central da cidade. Um laudo emitido pelos geólogos contratados pelo Executivo municipal estabelece uma série de restrições na região. Entre elas, estão a proibição de trânsito de caminhões e outros veículos pesados e o veto ao abastecimento de piscinas e reservatórios de águas.
Cruzeiro do Sul tem área sob risco de deslizamento
No fim da manhã, conforme agenda oficial, Lula e a comitiva vão visitar o bairro Passo de Estrela, localizado às margens do Rio Taquari. No local, 650 moradias foram destruídas. (Saiba mais abaixo)
No início da tarde, o presidente acompanhará os trabalhos de reconstrução em Arroio do Meio. Interlocutores do governo anteciparam que haverá anúncio de apoio financeiro e assinatura de medidas provisórias.
Bairro de Passo de Estrela, ‘varrido’ pela enchente do Rio Taquari em Cruzeiro do Sul
Reprodução/RBS TV
Bairro ‘varrido’ pela cheia
O bairro Passo de Estrela foi devastado pela enchente do Rio Taquari. Das 850 casas que faziam parte do bairro, 650 foram totalmente destruídas pela enchente.
A localidade fica em uma “curva” do rio. Com a enxurrada, a correnteza passou “reto”, atropelando tudo que estava pela frente. Com 13 metros de profundidade em dias normais, o Taquari ultrapassou os 33 metros na cheia.
O estreitamento, o ingresso das águas do Arroio Estrela e um paredão de pedras formado em uma das margens levaram a água, em nível mais alto, para o Passo de Estrela.
Rio Taquari encheu e ‘varreu’ bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: Tudo sobre o RS