Anilda Castoldi, de 81 anos, e Norma Dorst, de 89, ficaram longe durante 20 dias e seguem na casa de parentes. Chuvas e temporais no RS deixaram 172 mortos e 42 desaparecidos. Vizinhas há 40 anos se reencontram após terem casas levadas pela água no RS
Duas vizinhas que moravam lado a lado há 40 anos precisaram se separar quando as cheias e os temporais que já deixaram 172 mortos em todo estado levaram as casas delas, em Roca Sales, no Vale do Taquari. Vinte dias depois, Anilda Castoldi, de 81 anos, e Norma Dorst, de 89, voltaram a se encontrar, no mesmo local.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Foi uma fase desafiadora tanto para Anilda quanto para Norma, que, além de perderem todos os seus pertences, nunca haviam passado tanto tempo longe uma da outra.
“Norma, vamos pegar nossas enxadas e vamos capinar”, disse Anilda ao reencontrar a vizinha pela primeira vez.
MEMORIAL: Veja as vítimas da tragédia
A voluntária Daniele Capelari, fotógrafa de 29 anos, acompanha a história de Dona Anilda desde a enchente de setembro de 2023, e registrou o encontro das amigas.
Após a enchente de maio, Anilda ficou morando com uma irmã, enquanto Norma, que ficou na casa de amigos, decidiu alugar uma casa com um de seus nove filhos.
A residência temporária de Norma também foi atingida pela enchente. Ainda assim, ela e o filho optaram pelo aluguel para não depender de outras pessoas.
‘Morreu afogado e ficou duas semanas nas águas podres’, diz filha de vítima
Corpo de homem que caiu em rio durante resgate de helicóptero é encontrado
Norma (E) e Anilda (D) em Roca Sales, onde tiveram suas casas destruídas
Arquivo pessoal/ Daniele Capelari
Casa nova
Dona Anilda ganhou, por meio de uma doação, a construção de uma casa nova, em um lugar seguro, que não seja atingido por possíveis novas cheias.
“Ela está realizada, porque é o que a gente vem buscando desde setembro”, relatou a fotógrafa Daniele.
Um financiamento coletivo tinha sido aberto para auxiliar a moradora antes da construção. Com isso, o dinheiro arrecadado será destinado a outras pessoas afetadas pelas enchentes e pelos temporais.
Anilda (E) e Daniele (D) se encontram no Vale do Taquari
Arquivo pessoal
Transtornos no Vale do Taquari
A Região do Vale do Taquari foi uma das primeiras a ser atingida pelas cheias do Rio Taquari entre o fim de abril e o mês de maio. Muçum foi o segundo município mais domicílios atingidos no estado, afetando 66,3% da população, segundo o Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP).
Roca Sales, onde as amigas moravam, teve 20,8% das casas particulares afetadas, atingindo 2.166 pessoas. Já em Estrela, 6.813 moradores tiveram as casas inundadas.
O governo estadual estima que a mancha de inundação nos 78 municípios em estado de calamidade pública soma 4.521 km. O valor é suficiente para atravessar o Brasil de norte a sul ou de leste a oeste.
Vídeos: Tudo sobre o RS