Voluntários de cidades atingidas por ciclone em 2023 atuam na limpeza de áreas afetadas por cheia em Porto Alegre


Ciclone em junho do ano passado deixou 16 mortos no Litoral Norte. Grupo atuou em ruas do bairro São Geraldo, na Zona Norte da capital. Tragédia deste ano já matou mais de 160 pessoas no estado. Voluntários de cidades atingidas por ciclone atuam em Porto Alegre
Moradores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, que foram atingidos por um ciclone que deixou 16 mortos em junho de 2023, estão se voluntariando para ajudar na limpeza de áreas atingidas pelas cheias em Porto Alegre
Em 29 de abril de 2024, um período de chuvas intensas teve início da Região dos Vales, no RS. Nos dias que seguiram, as enchentes e os transtornos atingiram a Região Metropolitana, Vale do Taquari e Sul do estado. Ao todo, 169 pessoas morreram e 2 milhões foram afetadas no RS.
Nesta quarta-feira (29), os voluntários dos municípios litorâneos atuaram no bairro São Geraldo, no Quarto Distrito, que teve 6,5 mil pessoas afetadas pela cheia, segundo a Prefeitura de Porto Alegre.
“A cada momento que a gente ouve algum depoimento deles, a gente chora. Não tem como aguentar. Então a única coisa que a gente pode fazer é ajudar da maneira que a gente pode”, diz a aposentada Ana Maria Borges Martins, que atu como voluntária.
Voluntários do Litoral Norte atuam na limpeza de ruas em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
A iniciativa foi liderada pela Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinort), composta por 23 prefeituras. O grupo chegou à capital com caminhões e retroescavadeiras.
“Não poderíamos deixar nossos irmãos de Porto Alegre. Eu sei o quanto é importante uma ajuda neste momento. Talvez só quem tenha passado por isso saiba”, relata João Marcos Bassani dos Santos, prefeito de Maquiné e presidente da Amlinort.
Desde março de 2023, Maquiné, no Litoral Norte, sofreu quatro enchentes. Foram dois decretos de emergência e dois de calamidade pública. O ciclone de junho do ano passado atingiu a cidade e causou deslizamentos com mortes, além de danos à infraestrutura do município.
Imagens mostram avanço do Rio Forqueta em Maquiné em 2023
Em junho de 2023, um vídeo do prefeito apelando para que a população saísse de casa viralizou nas redes sociais.
“O Centro da cidade nunca esteve assim na história do município, pelo menos na história recente. Saiam das suas casas. Bens materiais a gente recupera. Vamos pensar nas vidas”, afirmou Santos na ocasião.
Até hoje, os serviços de reconstrução seguem na região.
Prefeito de Maquiné (RS) faz apelo para que as pessoas saíam de casa por causa das chuvas em 2023
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
e

Deixe um comentário