Médico que infartou durante trabalho no RS é transferido para o ES em aeronave da FAB


Walter José Roberte Borges, de 51 anos, viajou com uma UTI móvel e vai ficar internado no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, Grande Vitória. Médico anestesista de 50 anos que infartou no RS é transferido para o ES
Acervo pessoal
O médico Walter José Roberte Borges que sofreu um infarto enquanto trabalhava no Rio Grande do Sul foi transferido de Pelotas para o Espírito Santo na tarde desta quarta-feira (29) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O anestesista de 51 anos pousou no Aeroporto de Vitória e depois seguiu para o Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, Grande Vitória, onde ficará internado.
O médico Walter José Roberte Borges, que sofreu um infarto enquanto trabalhava no Rio Grande do Sul, foi transferido de Pelotas para o Espírito Santo na tarde desta quarta-feira (29) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O anestesista de 51 anos pousou no Aeroporto de Vitória e seguiu para o Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, Grande Vitória, onde vai ficar internado.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o cunhado do anestesista, Herike Assis, Walter foi transportado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, sendo monitorado por médicos. O voo saiu por volta das 11h30 de Pelotas e chegou às 14h30 em Vitória.
A família estava tentando transferir o anestesista desde quando ele infartou, no dia 20 de maio, mas por causa do estado de saúde dele e por ter passado por uma cirurgia na segunda-feira (27), a transferência só foi possível nesta quarta. Ele passou por uma traqueostomia.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
“Ocorreu tudo bem na cirurgia e ele continua estável. Trazer ele para o Espírito Santo é um alívio e também importante para fazer os exames complementares”, disse Assis.
Anestesista só pode ser transferido do Rio Grande do Sul para o Espírito Santo após passar por cirurgia
Acervo pessoal
A mulher de Walter, Daianny Ulhoua, e a mãe dela viajaram para Pelotas assim que o médico passou mal. As duas voltaram com ele no avião.
LEIA TAMBÉM:
‘Ele precisa ir para casa’, diz esposa de médico do ES que está na UTI após infarto durante trabalho no RS
Médico sai do ES para ajudar vítimas da chuva e é encontrado morto em abrigo no RS
‘Meu filho deu um show de vida’, diz mãe de médico do ES encontrado morto em abrigo durante missão humanitária no RS
Segundo a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), o paciente será transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra. Todoo procedimento obedece a protocolos de saúde para garantir a segurança integral do paciente.
O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), onde Walter estava internado, disse apenas que recebeu a informação da transferência do médico nesta quarta através do Sistema de Regulação do Estado do Rio Grande do Sul.
Walter José Roberte, de 50 anos e mulher Daianny. Anestesista do Espírito Santo sofreu infarto no RS enquanto trabalhava para ajudar vítimas das chuvas
Reprodução/TV Gazeta
Um dos principais motivos para o pedido de transferência de Walter era sobre a necessidade de realizar exames específicos que possam ajudar no diagnóstico do médico.
“O hospital não dispõe de exames complementares para definir diagnóstico. Precisamos transportá-lo para um hospital com condições de suporte neurológico, mas não temos condições de realizar o transporte particular”, disse Daianny.
Relembre o caso
Walter estava há quase um mês realizando viagens a trabalho no Rio Grande do Sul para atuar em cirurgias. Ele viajou com um grupo de médicos devido ao aumento da demanda por profissionais da saúde provocado pelas inundações no estado gaúcho.
Ainda de acordo com a família, ele trabalhava em plantões de 48 e 72h. Eventualmente, depois que realizava o trabalho no hospital, atuava como voluntário ajudando pessoas vítimas da enchente. Mas ele não teria sofrido infarto enquanto fazia atendimento voluntário. Ele mandava vídeos mostrando os resgates que estava fazendo.
Anestesista de 50 anos do Espírito Santo sofreu infarto no RS enquanto trabalhava atendendo vítimas das chuvas
Reprodução/TV Gazeta
Na última segunda-feira (20), Walter saiu no meio de uma cirurgia no Hospital Universitário de Pelotas, mas não retornou.
Segundo o cunhado do médico, Herike Assis, ao procurá-lo, os profissionais o encontraram já desacordado, dentro de um banheiro. Apesar de fumar, ele não tinha histórico de problemas de saúde.
“Ele passou mais de 8 minutos sem oxigenação. Agora foram diagnosticadas algumas lesões cerebrais que indicam estado vegetativo. Ele é rodeado de médicos na família, e eles se juntaram para pedir uma ressonância, até para a família entender o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida nele”, afirmou o cunhado.
O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) abriu uma investigação preliminar para apuração do ocorrido, processo que corre sob sigilo. Informou também que o médico anestesista Walter José Roberte Borges é profissional ligado à empresa Idec Saúde Ltda, que presta serviços terceirizados de anestesiologia à instituição desde março de 2023.
Borges nasceu em Linhares, no Norte do Espírito Santo, mas é morador de Vila Velha, na Grande Vitória, onde também tem uma clínica com a esposa, que é dentista. Ele tem dois filhos, de 8 e 12 anos.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Deixe um comentário