Entenda por que ilhas de Porto Alegre foram tomadas pela areia após enchentes


Segundo professor da UFRGS, areia nas ruas é resultado da erosão do solo pela água. Cheia no bairro Arquipélago afetou 3,9 mil pessoas e 1,9 mil imóveis. Estado tem 169 mortes por temporais. Situação na ilha da pintada, em Porto Alegre
Ao contrário de outros bairros de Porto Alegre, que ficaram sujos de barro após as enchentes, a Região das Ilhas foi tomada por areia. Nesta terça-feira (28), a reportagem da RBS TV registrou essa situação nas ruas da Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo o professor Maurício Andrades Paixão, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, a areia é resultado da erosão do solo pela água.
“Quando a gente tem grandes eventos de precipitação [chuva], a gente acaba tirando as partículas do solo, que são levadas pelos rios. Então é comum ter esse alto sedimento, ele se deposita”, explica.
O especialista diz que essa formação tem causas naturais.
“É bastante comum a observação desses depósitos de areia e de outras partículas nos canais ou em regiões próximas aos canais. Os deslizamentos atingiram os rios, e esse sedimento é transportado”, afirma Paixão.
Porto Alegre conclui terceiro ‘corredor humanitário’
Água baixa no Centro, mas Zona Norte permanece alagada
Areia ‘engole’ postes na Região das Ilhas, em Porto Alegre
Luís Adriano Madruga
As ilhas estão praticamente isoladas do restante de Porto Alegre. Não há fornecimento de água e de luz na região. A prefeitura afirma que 3.902 pessoas e 1.906 imóveis foram afetados pelas cheias no bairro.
“A minha casa alagou total, quase até o teto. A gente se sente abandonado pelos órgãos oficiais. Muito pouca ajuda. A gente tá largado”, desabafa o porteiro Vladimir Ramos, morador do bairro.
ANTES E DEPOIS: veja imagens de bairros alagados em Canoas
Areia na rua em ilha do bairro Arquipélago em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
O Rio Grande do Sul registra 169 mortos em razão dos temporais e cheias. A Defesa Civil do estado ainda informou que 53 pessoas estão desaparecidas.
Além disso, o estado registra 806 pessoas feridas e cerca de 637,4 mil pessoas fora de casa, somando quem está em abrigos e quem está desalojado, ou seja, está na casa de parentes ou amigos.
Areia toma conta de ruas na Ilha da Pintada, em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário