Imunizante vai ficar disponível em toda a rede municipal de saúde a partir de quarta-feira (28). Veja onde e os horários de funcionamento. Recipientes com a vacina Qdenga, contra a dengue
Paulo Pinto/Agência Brasil
A prefeitura de Porto Alegre começa a vacinar contra a dengue, nesta quarta-feira (29), crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
A vacina é a Qdenga. Ela estará disponível em toda a rede municipal de saúde. Confira os endereços e horários de funcionamento.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, Viamão, Alvorada, Gravataí, Glorinha e Cachoeirinha iniciaram a vacinação contra a dengue.
Em todo o estado, a doença já deixou 183 mortos em 2024. Em todo ano passado, haviam sido 54 mortes.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A vacina é tetravalente, ou seja, fornece proteção aos quatro vírus da dengue. O esquema vacinal prevê duas doses do imunizante, com intervalo mínimo de três meses. As crianças e os adolescentes que receberem a primeira dose nesta etapa terão garantida a completude do esquema.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estudos realizados após o esquema vacinal completo indicam eficácia geral de 80,2% em crianças e adolescentes 12 meses após a aplicação da segunda dose.
Crianças e adolescentes na faixa etária prioritária para a vacinação que tiveram dengue devem aguardar seis meses para receber a primeira dose da vacina. Caso a infecção ocorra após o início do esquema, a segunda dose precisa ser feita pelo menos 30 dias após o início dos sintomas da doença.
A expectativa do Executivo Municipal é de que Porto Alegre receba um total superior a 72 mil doses em todas as remessas. Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Capital tem 72.898 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS