Mãe e filha se reencontram após três semanas separadas devido a falta de voos por conta das enchentes do RS


Base aérea em Canoas recebeu o primeiro voo comercial após inundação no aeroporto de Porto Alegre. As rotas anunciadas até o momento vão conectar Canoas a três aeroportos de São Paulo. Mãe e filha se reencontraram depois de três semanas
Reprodução/ RBS TV
O início da operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas possibilitou o reencontro de mãe e filha após três semanas separadas.
Isabela Duarte, de 15 anos, estava em São Paulo e não conseguia retornar ao estado desde o início das enchentes que atingem o RS.
A adolescente chegou a Canoas e conseguiu reencontrar a mãe após desembarcar do primeiro voo comercial da história da unidade na base aérea.
“Agora eu ‘tô’ feliz”, diz mãe de Isabela após se reencontrar com a filha.
A operação na base aérea ocorre por causa das enchentes que alagaram o Aeroporto Salgado Filho, impossibilitando a operação em Porto Alegre desde o dia 3 de maio.
“A base é uma operação militar. Nós estamos usando a infraestrutura de pista da base”, explica Edgar Nogueira, vice-presidente de operações da Fraport.
A pista da Força Aérea Brasileira tem 2.751 metros de comprimento por 45 metros de largura. O ParkShopping Canoas serviu de ponto de embarque e desembarque para passageiros.
Inicialmente, a expectativa é de que sejam operados até cinco voos por dia. As rotas anunciadas até o momento vão conectar Canoas a três aeroportos de São Paulo: Congonhas, Viracopos e Guarulhos.
Médicos voluntários voltam para casa
A médica Gabriela Silveira faz parte de um grupo de médicos voluntários que está voltando para Barretos, no interior paulista, após 14 dias dedicados ao atendimento em Eldorado do Sul, cidade que ficou completamente alagada devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
“Tenho uma filha de três anos me esperando”, conta Gabriela.
Médica atuou como voluntária em Eldorado do Sul
Reprodução/ RBS TV
Para ela, a importância do voluntariado é “fazer a diferença e ser o mais útil possível”.
Leonardo de Paula Almeida, outro médico do grupo, confessa que foram dias intensos, mas não se arrepende de ter viajado para ajudar o estado.
“Eu acho que no final foi muito gratificante”, compartilhou Leonardo.
Área de embarque em shopping
Embarque e desembarque de passageiros no ParkShopping de Canoas
Ronaldo Bernardi/ Agencia RBS
O ParkShopping Canoas é o ponto de embarque e desembarque para passageiros por meio de uma estrutura temporária montada no local.
Para facilitar o deslocamento até a base aérea, um ônibus realiza a conexão entre o ParkShopping e a pista. Segundo Edgar Nogueira, vice-presidente de operações da Fraport, o acesso principal dos passageiros e o check-in acontece diretamente no shopping.
De acordo com o representante da Fraport, os passageiros devem realizar o check-in com, no mínimo, 1h30 de antecedência antes da partida do ônibus para a Base Aérea de Canoas. Estima-se que o trajeto de ônibus leve cerca de 20 minutos até a base.
Vídeos: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário