Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) afirma que alagamentos estão associados tanto ao desligamento de uma casa de bombas quanto por ação da gravidade, que traz água de volta pelo bueiro. Trecho da Avenida Praia de Belas está alagado
Duda Fortes/Agência RBS
Ruas do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, voltaram a alagar na tarde desta quarta-feira (22), afetando moradores e o trânsito na região. A água transbordou em trechos das ruas Coronel André Belo, Barão do Gravataí, 17 de Junho e Avenida Praia de Belas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) revela que há explicações distintas para inundações em diferentes pontos do bairro.
O alagamento nas ruas Coronel André Belo, Barão de Gravataí e 17 de Junho estaria associado ao desligamento temporário da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16. A desativação desta casa de bombas, localizada na Rótula das Cuias, deixou os bairros Menino Deus e Cidade Baixa alagados em 6 de maio.
O órgão afirmou em uma rede social que a ideia era colocar um motor adicional em operação, por meio da rede elétrica, e que a estação já estaria ligada novamente, permitindo que a água escoasse em direção ao Guaíba.
Já em um trecho da Avenida Praia de Belas, o motivo do alagamento, segundo o Dmae, é que a água teria como destino o Arroio Dilúvio, que estaria cheio. Assim, por ação da gravidade, a água retornaria às ruas pelo bueiro.
Parte da água retornou ao bairro Menino Deus pelo bueiro
Kizzy Abreu/Agência RBS
Nível do Guaíba fica abaixo de 4 metros
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, caiu para 3,99 metros às 23h30 de terça-feira (21). A medição, realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) no cais Mauá é a menor no lago desde 3 de maio, há 19 dias. Nesta quarta-feira (22), às 16h15, atingia 3,91 metros. A cota de inundação é de 3 metros.
O maior nível já registrado do Guaíba foi em 5 de maio, quando chegou a 5,35 metros, superando a cheia histórica de 1941. Na ocasião, o lago estava com 4,76 metros. Com isso, ele transbordou e invadiu bairros da cidade, expulsando moradores de casa e causando doenças.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS