Em uma reviravolta, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta sexta-feira (2) que realizará uma busca ativa para localizar os 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que foram inicialmente notificados para a prova de vida. Anteriormente, o governo havia orientado que os convocados procurassem atendimento em agências bancárias, no site ou no aplicativo do Meu INSS, ou ainda comparecessem a uma agência do órgão.
A nova abordagem do INSS destaca que os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar até o banco de pagamento ou uma agência da Previdência, pois o próprio instituto realizará a busca ativa, dirigindo-se ao endereço cadastrado pelo segurado. Entretanto, os detalhes sobre como esse processo ocorrerá e a partir de quando ainda não foram divulgados.
No ano passado, a prova de vida presencial nos bancos foi tornada não obrigatória, sendo realizada automaticamente pelo INSS através do cruzamento de dados de órgãos públicos e empresas. A notificação é enviada aos beneficiários apenas quando o instituto não consegue localizar as informações da pessoa em nenhuma base de dados. Nesse caso, uma notificação é enviada via aplicativo Meu INSS, central telefônica 135 e/ou notificação bancária.
O INSS divulgou nesta quarta-feira (31) que 4.351.557 pessoas estão sendo convocadas para a prova de vida, sendo por enquanto apenas beneficiários nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Se a média mensal persistir, cerca de 17 milhões de pessoas podem ser chamadas até o final do ano, representando quase metade do total de 39,4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, o instituto não tem uma previsão do total de notificações até dezembro.