São Paulo teve mais um dia marcado por chuvas no fim da tarde desta quarta-feira, 17. O temporal colocou a cidade em estado de atenção por cerca de 2,5 horas.
Foram registrados alagamentos, principalmente na zona leste. O alerta foi emitido às 15h48 pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGU), da prefeitura da capital paulista, para a zona leste. Em seguida, a chuva atingiu bairros das zonas norte e sul e o centro.
A Marginal Tietê também foi afetada. A cidade saiu do estado de atenção no início da noite.
Zona leste sofreu com chuva e alagamentos
O bairro de Itaquera, na zona leste, foi bastante afetado pelo temporal. Por volta das 16h30, houve registro de risco de transbordamento do Rio Verde.
Dois trechos da Avenida Itaquera chegaram a ficar intransitáveis, em ambos os sentidos, na altura das ruas Campinas do Piauí e Barra de Guaiabira.
Também não foi possível passar pela Rua Itagimirim e pela Avenida Miguel Inácio Curi.
A queda de uma árvore atingiu dois carros, um ônibus e um caminhão na Rua Sabbado D’Angelo, em Itaquera. Segundo os bombeiros, não houve vítimas.
+ Veja: Governo do Rio promete R$ 3 mil a famílias afetadas pelas chuvas
Também na zona leste, os dois sentidos da Rua Doutor Luiz Aires, na Penha, ficaram intransitáveis. Na região, choveu 30,8 milímetros, de acordo com o CGE.
As avenidas Aricanduva e Conde de Frontin, em Aricanduva apresentaram pontos de alagamento.
Chamados
Até às 17h50, os bombeiros registraram 27 chamados para quedas de árvores na região metropolitana e dois para alagamentos.
A corporação também informou que houve um chamado para desabamento ou deslizamento em Jandira, na Região Metropolitana de São Paulo. Uma pessoa ficou levemente ferida.
+ Leia as últimas notícias sobre Brasil no site de Oeste
Na semana passada, quatro pessoas morreram por causa das chuvas em São Paulo. A cidade entrou em estado de atenção por cinco dias seguidos.
Além da chuva, os paulistanos também enfrentaram muito calor nesta quarta-feira, 17.
Calor e chuva
A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelou que às 14h, a temperatura máxima chegou a 33,3 graus.
O instituto alertou que todo o Estado de São Paulo tem perigo potencial para chuva intensa na quinta-feira 18, com volume maior que o desta quarta-feira, 17.
Dados do CGE mostram que até o meio da tarde desta quarta-feira, janeiro havia acumulado 136,4 milímetros de chuva na capital paulista, o que representa 53,1% dos 256,5 milímetros esperados para o mês.
+ Leia também: Previsão do tempo: pancadas de chuva de norte a sul nesta quarta-feira