“O sistema de propriedade intelectual foi desastroso durante a pandemia”, critica economista Joseph Stiglitz

O Roda Viva recebe Joseph Stiglitz nesta segunda-feira (16). Vencedor do Prêmio Nobel de Economia, o professor da Universidade Columbia é conhecido por ser crítico ao “livre mercado” e defende ideias que ainda geram polêmica no Brasil, como por exemplo a tributação dos mais ricos.

No programa, o especialista fala sobre a pandemia da Covid-19 e como as farmacêuticas dificultaram o processo de criação de vacinas por causa da propriedade intelectual. Durante a crise sanitária, o professor e um um grupo de ganhadores do Nobel escreveram uma carta pedindo ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que a regra sofresse alteração.

“O sistema que temos de propriedade intelectual foi desastroso durante a pandemia. Nesse sistema, nós temos uma cláusula de licenciamento compulsório nos contexto de epidemia ou pandemia, mas as farmacêuticas a subverteram, porque tornaram sua execução um pesadelo jurídico e obter licenciamento compulsório levaria muito tempo. Em uma pandemia não podíamos esperar, o vírus se espalhava por toda parte”, diz.

Segundo o professor, as redes farmacêuticas “colocaram o lucro acima das vidas humanas” quando não aceitaram o rompimento do licenciamento compulsório, uma vez que sem a barreira, mais países poderiam produzir vacinas e terapias, visto que havia escassez de oferta.

“Eu e outros ganhadores do Nobel e líderes escrevemos uma carta ao presidente Joe Biden que isso era inaceitável. Mas infelizmente as companhias farmacêuticas eram mais poderosas e a bloquearam, mostrando como nosso sistema internacional não funciona”, aponta.

A propriedade intelectual deveria promover a inovação, e o que aconteceu foi que as companhias receberam seu lucro e houve o que chamamos de apartheaid de vacina, onde a maior parte do mundo não tinha acesso às vacinas”, completa.

A bancada de entrevistadores será formada por Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico, Laura Karpuska, professora do Insper, Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Econômica na Oxfam Brasil, Vilma da Conceição Pinto, diretora da IFI, e Vinicius Torres Freire, colunista e editorialista da Folha de S. Paulo. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

Assista ao programa completo:

Deixe um comentário