Outubro começa com instabilidades em boa parte do Brasil, indica a previsão do tempo. Para a manhã deste domingo, 1º, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas referentes a chuvas intensas, tempestade e ventos costeiros.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
No Sul e em parte do Sudeste, o aviso da vez é de mais chuvas intensas. Deve chover até 50 mm até as 10 horas de hoje, na faixa que engloba o leste de Santa Catarina, o leste do Paraná e parte do leste de São Paulo, englobando o litoral sul paulista, o Vale do Ribeira e a região metropolitana da capital do Estado.
Nessa parte do país, a chuva será acompanhada por ventos intensos, de até 60 km/h.
Leia mais:
Para a faixa que engloba a totalidade dos territórios do Acre e de Rondônia, além do oeste do Amazonas e do extremo noroeste de Mato Grosso, o aviso da vez do Inmet é o mesmo em relação ao Sul e a São Paulo: chuvas intensas até as 10 horas deste domingo, com acumulados e rajadas de vento.
“Baixo risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet, sobre um dos riscos eventuais em decorrência de chuvas intensas. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Chuvas intensas, tempestade e ventos costeiros, indica a previsão do tempo
As chuvas intensas não são, contudo, responsáveis pelos únicos avisos desta manhã por parte do Inmet. De acordo com a previsão do tempo, o dia também será de tempestade e ventos costeiros.
O alerta de tempestade abrange áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte. O aviso, que também vale até as 10 horas de hoje, é referente às seguintes partes do país:
- São Paulo (metade norte);
- Minas Gerais (sul, Triângulo e oeste);
- Distrito Federal;
- Goiás (com exceção ao norte);
- Mato Grosso do Sul (nordeste, norte e noroeste);
- Mato Grosso (exceto o nordeste e o extremo noroeste);
- Pará (somente uma pequena faixa no sudoeste); e
- Amazonas (somente uma pequena faixa no sudeste).
Além dos acumulados de 50 mm e das rajadas de vento, o alerta do Inmet reforça que há risco de queda de granizo. De acordo com a previsão do tempo, alagamentos podem ocorrer.
Há, por fim, o aviso de ocorrência de ventos costeiros na manhã deste domingo. O alerta, a saber, vale para a faixa que vai de Santos (SP) a Cabo Frio (RJ). Conforme o Inmet, a intensificação da ventania tende a movimentar dunas de areia sobre construções próximas à orla.
Leia também: “Anticiclone e ciclones extratropicais: ‘O Grande S’”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste