Já que não podia frequentar as sessões, o garoto decidiu que faria as próprias filmagens com uma câmera improvisada. A máquina, feita com uma caixa de vela e um furo no meio, dava vida às histórias inventadas por Edmundo. “A câmera não filmava nada, mas eu achava que estava fazendo cinema”, brinca.
Apesar de sua notável disposição para a sétima arte, o sonho de Edmundo ficou adormecido por mais de 60 anos. Esse cenário só mudou em 2021, quando decidiu apresentar sua história para Daniel Leite Almeida, diretor-executivo da produtora de conteúdos audiovisuais Ato 3 Produções. Na época, Daniel ficou tão admirado que decidiu não apenas investir na produção do média-metragem, como também ensinar a Edmundo noções fundamentais sobre roteiro e direção. “Eu percebi que havia uma força grande no filme, e já vislumbrei todo o caminho que ele poderia fazer e que conseguimos que fizesse”, afirma Daniel.
Não à toa, “O Sonho de Zezinho”, produzido em meio à pandemia de covid-19 com recursos da Lei Aldir Blanc, se tornou um dos grandes expoentes do cinema regional e baiano, conquistando não somente públicos de diversas regiões do Brasil como também de várias partes do mundo. “Eu não esperava que fosse tão longe, mas o filme foi em muitos festivais”, diz Edmundo, repleto de alegria. E foi assim que, em 2022, recebeu o prêmio de melhor produção na categoria média e longa-metragem do 8° CINI – Festival de Cine para Ninos, em Lima, Peru.
No mesmo ano, a obra foi exibida no II International Film Festival for Children and Youth Hero, na Rússia; na Mostra Rio Branco Infantojuvenil da 5ª edição do Curta Caicó e na 5ª Mostra Sesc de Cinema – Panorama Bahia.
Em busca de formação
Mesmo antes de “O Sonho de Zezinho” despontar como um grande sucesso, Edmundo entendeu que, para se sentir completo na carreira, precisava dar um passo ainda maior para dar continuidade ao seu trabalho como cineasta. “Eu estava estacionado no cinema do meu tempo.” Para isso, com o apoio de Daniel e da equipe de filmagens, ainda em 2021, Edmundo se matriculou no curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).