Frente fria e tempo seco; confira a previsão para os próximos dias

A previsão do tempo para as próximas duas semanas indica frente fria e chuvas intensas para as regiões Noroeste e Sul do Brasil. Para a maior parte do país, porém, há previsão de predomínio de altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade. Confira abaixo a previsão detalhada para os próximos dias.

Previsão para a 1ª semana — 07/08/2023 a 14/08/2023

Norte: para a região, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia — Inmet —, são previstos volumes de chuva maiores do que 30 milímetros (mm) na porção leste da região. As chuvas podem ultrapassar 50 mm em algumas áreas do noroeste do Estado do Amazonas, bem como no Acre — devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas da região, como nos Estados de Rondônia, Pará e Tocantins o predomínio será de tempo seco.

publicidade

Nordeste: na região tradicionalmente seca, os acumulados de chuva não devem ultrapassar os 30 mm na costa leste, principalmente no litoral sul da Bahia. Isso acontece em função do transporte de umidade advindo do oceano. No Matopiba — Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, e no interior e norte da região, o tempo deve seguir quente e seco durante toda a semana.

Centro-Oeste e Sudeste: na região, segundo os meteorologistas, o tempo seguirá estável e sem chuvas. Isso deve acontecer por conta de uma persistente massa de ar quente e seco. Haverá o registro também de baixos índices de umidade relativa do ar, com valores inferiores a 20%, especialmente entre os Estados de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Porém, o litoral do Sudeste poderá registrar aumento da nebulosidade e possibilidade de baixos acumulados de chuva.

Imagem/MetSul/Meteorologia | Reprodução

Sul: no Sul do Brasil, o início desta semana será marcado pela atuação de uma frente fria, o que deve provocar áreas de instabilidade; os acumulados de chuva podem ultrapassar os 30 mm no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. No entanto, em áreas do norte do Estado gaúcho, esses volumes poderão ultrapassar os 80 mm.

Previsão para a 2ª semana — 15/08/2023 a 22/08/2023

Norte: os meteorologistas preveem acumulados de chuva que podem ultrapassar 50 mm na região noroeste do Amazonas e oeste do Estado de Roraima. Nas demais áreas da região, principalmente no leste da região, os volumes de chuva serão inferiores a 50 mm — e nas outras áreas não há previsão de chuva.

Nordeste: para a região, são previstos baixos acumulados de chuva, inferiores a 20 mm no litoral. Já no Matopiba, norte e interior da região os meteorologistas não preveem chuvas, havendo, portanto, predomínio de tempo seco.

Centro-Oeste e Sudeste: o tempo seco deve predominar durante toda a semana na região, exceto em áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, nas quais podem ocorrer volumes de chuva superiores a 20 mm. Porém, no noroeste do Estado de Mato Grosso os volumes de chuva deverão ser inferiores a 20 mm.

Sul: por fim, para a região Sul do Brasil, a previsão é de acumulados de chuva maiores do que 30 mm na maior parte da região. As chuvas podem ultrapassar 70 mm em áreas localizadas do leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Porém, no sudoeste do Estado gaúcho e no extremo norte do Paraná, os volumes de chuva podem ser inferiores a 20 mm.

Leia também

Deixe um comentário