personagem pode ter sido inspirado em homem mais feio do mundo

Lançado em 2001, “Shrek” foi um grande sucesso da DreamWorks Pictures, com diversos filmes derivados. O personagem era marcante: ogro, verde e ermitão. Seu sossego era interrompido por um vilão que quer utilizar o pântano de Shrek para exilar criaturas mágicas. Ele é apresentado como um ser desprezível, mas com o passar trama mostra ter um coração bom.

O que poucas pessoas sabem é que a criação do personagem podem ter se baseado em uma pessoa real e famosa: o lutador francês Maurice Tillet.

Em decorrência de uma grave doença que desenvolveu aos 17 anos, o homem ganhou nariz, orelhas, mãos e pés grandes. Ela se chama acromegalia e é causada por um tumor benigno.

À época, ele recebeu o título de “o homem mais feio do mundo”.

Era descrito como “uma feroz monstruosidade, não um ser humano, mas uma pedra de brutalidade”.

No entanto, também era conhecido por ser gentil, adorado por crianças, generoso e por ter inteligência acima da média. No mundo da luta, era conhecido como “O Anjo Francês”.

Shrek tem várias características do Tillet

Imagem: Divulgação/DreamWorks

Lutador era uma grande celebridade do esporte na Europa e nos Estados Unidos.

Entre as histórias não oficiais de como Shrek foi criado, há um rumor de que os produtores do estúdio viram um busto de Tillet exposto em um museu. Assim teria nascido a ideia. A DreamWorks não fala sobre o assunto.

Teoria é corroborada por Tom Latour, pesquisador especializado na história do lutador. Em entrevista ao UOL Esporte, em 2014, o homem disse ter 95% de certeza de que Maurice Tillet foi a inspiração para o personagem.

Para Latour, além da óbvia semelhança física, há também características psicológicas que aproximaram Tillet de Shrek. “Veja Shrek rugindo para o Burro, e o Burro parado, apenas sorrindo”, escreveu ele em seu blog dedicado à vida do lutador. “Quando Maurice subia no ringue, ele também rugia, e o público adorava.”

Sorriso do lutador também se assemelha ao do ogro. “Maurice era conhecido na realidade por ser sensível, gentil, orgulhoso e nobre. Penso em Maurice atuando como um monstro, mas no final de cada apresentação, ele abria aquele sorriso bobalhão que parece um espelho do sorriso do Shrek e aí ninguém mais acreditava em sua monstruosidade.”

Qual a história do lutador?

Filho de pais franceses, Maurice Tillet nasceu Rússia em 23 de outubro de 1903. Se mudou para a França com a mãe quando ainda era criança, depois da morte de seu pai, e se tornou francês.

O lutador era capaz de falar 14 idiomas e também tinha aptidão para atuar e para escrever poesia.

Se mudou para os Estados Unidos em 1937. No país, começou a ganhar dinheiro com sua aparência e como lutador de Wrestling.

Tillet morreu em setembro de 1954, aos 51 anos, vítima de uma doença cardíaca.

Deixe um comentário