leia história e curiosidades sobre o navio

O filme Titanic volta aos cinemas hoje, 9 de fevereiro, em versão 3D. Lançado há 25 anos, o longa-metragem foi um fenômeno à época. A produção arrecadou 2,1 bilhões de dólares em todo o mundo, tornado-se a terceira maior bilheteria da história do cinema.

O longa-metragem aborda a colisão do Royal Mail Steamer (RMS) Titanic com um iceberg e posterior naufrágio no dia 15 de abril de 1912. O Titanic foi considerado o maior e mais luxuoso navio de passageiros do mundo.

Além desse acontecimento, o filme Titanic mostra um lado de ficção: a história de amor Jack Dawson e Rose Dewitt Bukater, dois jovens que, em apenas quatro dias de viagem, apaixonam-se. O final, dramático, é conhecido pelo mundo há 25 anos: o mocinho morre de hipotermia e a mocinha sobrevive. Aos 88 anos, Rose narra a história.

Filme Titanic

O filme Titanic estrou nos cinemas no início de 1998. Na época, jovens e adultos lotaram as sessões de cinema em shoppings e outros espaços. O longa-metragem era tão disputado que alguns espectadores precisaram sentar-se no chão. Alguns ficaram tão fãs da produção que chegaram a vê-la mais de uma vez.

Titanic ganhou diversos prêmios, entre os quais 11 estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor filme de 1998. James Cameron, conhecido pelo filme “Avatar”, também ganhou a estatueta de melhor diretor. 

Na época com pouco mais de 20 anos, os atores intérpretes de Jack (Leonardo Di Caprio) e Rose (Kate Winslet) tornaram-se atores de renome e famosos por trabalhar em diversas produções. 

Kate Winslet, James Cameron e Leonardo Di Caprio no Globo de Ouro 1998 [2]

Leia também: filmes e séries do Globo de Ouro para estudar

História do navio Titanic

O navio Titanic começou a ser construído em 1909, na Irlanda do Norte, e foi entregue em 1911. O navio foi o segundo de uma série de três transatlânticos pertencentes à empresa White Star Line.

Estima-se que o custo da construção do RMS Titanic tenha sido de 7,5 milhões de dólares à época. Considerando que o navio foi finalizado em 1911, o valor nos dias atuais, corrigido de acordo com a inflação, seria de mais de 234 milhões de dólares.

Veja abaixo curiosidades sobre o navio Titanic:

  • As principais características eram o luxo e a decoração rica em ornamentos;

  • O navio era composto por 840 cabines dividas em três classes;

  • Entre as instalações, destacavam-se restaurantes, piscinas e salões de jogos e de leitura;

  • Foi classificado como um navio inafundável por ter um sistema de segurança com 16 compartimentos que impediriam a entrada de água.

  • Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Náufrágio do navio Titanic

O náufrágio do navio, retratado no filme Titanic, que volta aos cinemas depois de 25 anos de lançamento, é lembrado como um dos piores acidentes da história da navegação marítima.

Mais de 2200 pessoas embarcaram no Titanic no porto de Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912, rumo à cidade de Nova Iorque. Quatro dias depois, o navio colidiu-se com um iceberg e naufragou às 2h20 do dia 15 de abril de 1912.

Mais de 1.500 vidas foram perdidas com o naufrágio do RMS Titanic. Entre os mortos no acidente, estava o capitão do navio, cujo corpo não foi recuperado. O navio que veio ao resgate dos passageiros e tripulantes do RMS Titanic deixou o local às 8h50 da manhã, com 705 sobreviventes.

Destroços do RMS Titanic

Os destroços do navio Titanic foram descobertos no dia 1º de setembro de 1985, pelos oceanógrafos Jean-Louis Michel e Robert Ballard. A descoberta ocorreu 73 anos após o naufrágio do navio.

Os remanescentes do transatlântico se encontram a 3800 metros de profundidade e estão em avançado estado de deterioração causado pelo sal marinho, responsável pelo processo de corrosão das peças, e pelas colônias de bactérias que consomem ferro e que se instalaram nos destroços.

De acordo com investigação feita pela National Geographic depois da descoberta dos destroços, o Titanic quebrou ao meio antes de afundar.

Os destroços do navio, retratado no filme Titanic, que volta aos cinemas após 25 anos, passaram a ser protegidos pela Unesco no ano de 2012 pela sua relevância como Patrimônio Cultural Subaquático.

Crédito das imagens:

[1]  Shutterstock

[2] Featureflash Photo AgencyShutterstock

Por Silvia Tancredi

Jornalista

Deixe um comentário