Atriz desde os nove anos, Laura Luz fez comerciais, participações especiais, figuração e até passou no teste para uma novela do SBT –mas o projeto acabou sendo cancelado. Seu grande momento veio aos 18 anos, quando conquistou o papel de protagonista em Mila no Multiverso, a primeira série de ficção científica brasileira do Disney+.
Desde então, ela tem dado largos passos na carreira. Em breve, também vai estrelar a série Dr4g0n, no Globoplay, a primeira focada em eSports do streaming. Entretanto, Laura revela que chegou a sentir medo de Mila ser uma oportunidade daquelas que só se tem uma vez na vida.
“Quando a gente termina o primeiro protagonismo, pensa que já era. Senti medo de só ter um trabalho grande, nunca mais conseguir nada, mas acabei sendo cotada para três projetos [após Mila no Multiverso] e fico muito feliz”, conta a atriz em entrevista à Tangerina.
Mila no Multiverso estreou no último mês no Disney+ e conta a história de uma adolescente de 16 anos que ganha de aniversário um dispositivo que a permite viajar para diferentes realidades. A jovem deseja encontrar sua mãe, Elis (Malu Mader), mas logo percebe que sua busca é apenas a primeira de muitas aventuras em outros universos.
“Surtei e liguei chorando para o meu namorado quando consegui o papel. Falei: ‘Meu Deus, é a primeira série de ficção científica brasileira. Eu estou na mesma emissora do High School Musical. Imagina isso!’”, brinca a atriz. “A gente ficou pirando, foi uma loucura.”
Laura teve a oportunidade de contracenar com veteranos de peso, como Malu Mader, Rafaela Mandelli e Felipe Montanari, com quem teve trocas importantes para seu desenvolvimento na profissão.
“Todos foram incríveis. Quando tinha troca com eles, eles davam a segurança para fazermos de um jeito confiável. A Malu me ajudou bastante, tinha cena em que ela me orientava a fazer de tal jeito, colocar a intenção dessa e daquela forma, e eu acabei tendo mais facilidade”, afirma.
Protagonismo negro e o racismo
De acordo com Laura Luz, porém, não foi fácil chegar onde chegou. Para se preparar para a carreira, ela fez mais de 25 cursos e workshops de atuação, mas precisou enfrentar um racismo escancarado.
“A arte é muito elitista. Quando chegamos nos cursos, a maioria das pessoas é branca, tem poder aquisitivo e se acha no direito de nos colocar em um lugar inferior. Mas estamos no mesmo local que eles, de igual para igual, só que eles não veem isso. Foi uma coisa muito difícil, especialmente para a minha mãe que enfrentou tudo junto comigo”, desabafa Laura.
A jovem chegou a ser acusada de roubo por uma das mães das crianças. “Ela falou: ‘Acho que essa vai roubar a gente, guarda a bolsa, porque vai roubar’. Então ninguém falava comigo nos cursos, porque as mães comentavam esse tipo de coisa para os filhos”, afirma. “Eu ficava quieta, na minha, e agradeço muito à minha mãe, que teve forças para enfrentar isso comigo, mesmo com câncer e todos os problemas de saúde que ela enfrentou.”
Novos desafios
Depois de Mila no Multiverso na Disney, Laura já gravou sua próxima personagem. Ela será Kami em Dr4g0n, série que conta a história de uma família que está à beira da falência e passa a ter seu sustento através do talento dos filhos para eSports.
Laura confessa que tem zero aptidão para os games na vida real, mas o papel foi importante para que pudesse cada vez mais mostrar sua versatilidade como atriz. “É uma personagem totalmente diferente da Mila, ela é mais rebelde. É aquele tipo de personagem que você olha e fala: ‘Meu Deus, eu quero ter eu quero ter essa personalidade, essa mulher é muito foda’”, declara.
“Foi um presentão, além de ter sido gravado em Porto Alegre. Foi uma aventura de três meses, com um elenco incrível, uma história magnífica e eu estou muito animada e feliz por fazer parte da série.”
Movida a sonhos, Laura Luz deseja cada vez mais papéis que a desafiem. “Eu quero saber até onde eu chego e saber tudo o que eu consigo fazer”, acrescenta. “Na Kami, eu não acreditava que conseguiria o papel, porque todo mundo me fala que tenho cara de bebê e ela precisava de uma cara mais carrancuda. Quando fui aprovada, foi maravilhoso.”
Dr4g0n ainda não tem data prevista para ser lançada, mas Mila no Multiverso já está com todos os episódios da primeira temporada disponíveis exclusivamente no Disney+.