O ano passado foi um dos mais importantes para o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Em 2022, o público conheceu novos heróis que serão importantes no futuro da franquia, além de se aprofundar naquele que será o principal assunto da vindoura Fase 5 do estúdio: o multiverso.
Apesar de explorar pontos muito aguardados pelos fãs, como a existência de várias versões dos personagens espalhadas por universos diferentes e a revelação do novo Pantera Negra, a Marvel teve um ano desequilibrado. Enquanto alguns lançamentos conquistaram os corações de público e crítica, outros deixaram um pouco a desejar.
Este desequilíbrio não chega a ser refletido nas bilheterias —Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), Thor: Amor e Trovão (2022) e Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022) estão entre as 10 maiores bilheterias do ano. Mas, mesmo que os lançamentos no cinema tenham mostrado desempenho superior em comparação aos que estrearam durante a pandemia de Covid-19, nenhum escapou das críticas.
O mesmo pode-se dizer das séries do MCU no Disney+. Com exceção de Mulher-Hulk, cuja primeira temporada é citada por muitos como uma das melhores surpresas de todo o Universo Marvel, Cavaleiro da Lua e Ms. Marvel acumularam bons e maus momentos durante seus períodos de exibição.
Em 2023, o Marvel Studios dará o pontapé em sua Fase 5 para continuar a trilhar o caminho que irá encerrar em mais dois novos filmes dos Vingadores: Dinastia Kang e Guerras Secretas. Os dois longas farão parte da ainda distante Fase 6, que completará a trilogia chamada de Saga do Multiverso –assim como as fases 1 a 3 formaram a Saga da Infinito.
Paul Rudd e Jonathan Majors em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Jay Maidment/Marvel Studios
Novo ano, vida nova
A nova fase da Marvel em 2023 terá início com Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, cuja estreia está marcada para 16 de fevereiro. O longa terá enorme importância para o futuro da franquia porque terá como vilão ninguém menos do que Kang, o Conquistador (Jonathan Majors). Após ser introduzido no episódio final da primeira temporada de Loki, o personagem (com suas variantes) promete causar muitas dores de cabeça para os heróis até a estreia de Vingadores: Dinastia Kang.
Ainda na sessão cinema, o Marvel Studios tem preparado dois filmes que serão muito diferentes entre si. The Marvels, sequência espiritual de Capitã Marvel (2019), mostrará a heroína vivida por Brie Larson se unindo à novata Ms. Marvel (Iman Vellani) e a Monica Rambeau (Teyonah Parris) em uma história sobre retornos e criação de novas parcerias. Mas esse só chega em 27 de julho. Antes, Guardiões da Galáxia Vol. 3 será a despedida da formação da equipe como os fãs a conheceram.
Com estreia prevista para 4 de maio, o terceiro longa dos Guardiões introduzirá Will Poulter como Adam Warlock, personagem muito importante nos quadrinhos da editora. Embora o papel dele no filme continue um segredo guardado a sete chaves, o diretor James Gunn confirmou que o público pode esperar algumas despedidas envolvendo os protagonistas. Alguém vai morrer? Se sim, quantos? Só Deus –e o diretor– sabe.
No caso das séries, 2023 promete ser bastante movimentado para o Universo Marvel. Se as previsões feitas pelo chefão Kevin Feige se concretizarem e nenhum adiamento atrapalhar os planos, serão cinco estreias: Invasão Secreta, Echo, Loki (segunda temporada), Coração de Ferro e Agatha: Coven of Chaos.
Samuel L. Jackson em cena de Invasão Secreta
Divulgação/Disney+
Com relação à última citada, são altas as chances de o spin-off de WandaVision ficar apenas para 2024. Isso porque a previsão de estreia estabelecida por Feige foi o inverno norte-americano, que equivale ao período entre dezembro de 2023 e fevereiro do ano seguinte.
Entre as quatro séries confirmadas para estrear neste ano, Echo e Coração de Ferro são as que menos devem influenciar a Fase 5 do Marvel Studios. A primeira contará com as presenças de Charlie Cox e Vincent D’Onofrio como Demolidor e Rei do Crime, respectivamente, mas ambos já “estrearam” no MCU e serão os protagonistas de Daredevil: Born Again, reboot do herói no Disney+. Já a segunda será estrelada por Dominique Thorne como Riri Williams, que apareceu pela primeira vez em Pantera Negra: Wakanda para Sempre.
Invasão Secreta adapta um dos maiores eventos dos quadrinhos das últimas décadas, no qual os alienígenas da raça Skrull estão infiltrados na Terra e disfarçados como algumas das principais personalidades do planeta –incluindo alguns heróis. Essa invasão começou a ser mostrada em Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) e será aprofundada na série, com consequências que poderão reverberar durante muito tempo no MCU.
Loki, cuja primeira temporada foi um grande sucesso no streaming, deverá explorar ainda mais o desequilíbrio no multiverso com a morte d’Aquele que Permanece (Jonathan Majors), uma das variantes de Kang. Como a execução do personagem pelas mãos de Sylvie (Sophia Di Martino) pode ter sido o marco zero para o início dos problemas entre as múltiplas realidades, a série deve continuar explorando o tema em seu segundo ano.