Mais um ano se inicia e, com ele, começam as previsões sobre quais serão os filmes indicados ao Oscar 2023. Desde a popularização dos streamings, vários dos títulos cotados para receber uma nomeação ao maior prêmio da indústria podem ser vistos sem sair de casa.
Nesta temporada, alguns dos favoritos do público estão mais uma vez em plataformas como a Netflix. A gigante do streaming tem em seu catálogo filmes como Pinóquio (2022), Nada de Novo no Front (2022) e Blonde (2022), que podem receber mais de uma indicação ao Oscar 2023.
Entre as concorrentes, o drama Emancipation: Uma História de Liberdade (2022), que pode marcar o retorno de Will Smith à premiação após o tapa em Chris Rock no ano passado, deve representar o Apple TV+. Apesar das críticas mistas, o longa ainda pode concorrer em algumas categorias técnicas.
Uma das surpresas nas listas de melhores filmes do ano passado, Aftersun (2022) também ficará disponível no streaming após encerrar a sua trajetória nos cinemas. Estrelado por Paul Mescal (Normal People), o longa estará no nanico Mubi, plataforma ainda pouco citada no Brasil.
Maior bilheteria do cinema em 2022, Top Gun: Maverick (2022) também não fica de fora. Sucesso absoluto na carreira de Tom Cruise, o longa pode ser encontrado no streaming e para aluguel em plataformas digitais desde 22 de dezembro.
Abaixo, saiba onde assistir a seis apostas do Oscar 2023 sem sair do sofá:
Pinóquio (Netflix)
Projeto dos sonhos de Guillermo Del Toro, Pinóquio (2022) estreou na Netflix após mais de uma década em desenvolvimento pelo cineasta vencedor do Oscar. Sua versão do clássico inspirado no livro clássico de Carlo Collodi (1826-1890) já soma mais de 80 milhões de horas vistas na Netflix e é um dos favoritos a levar a estatueta de melhor filme de animação.
Com um elenco estelar, o longa conta com nomes como Ewan McGregor (Grilo Falante), David Bradley (Geppetto), Tilda Swinton (Fada Azul), Christoph Waltz (conde Volpe), Finn Wolfhard (Candlewick), John Torturro (Dottore), Cate Blanchett (Spazzatura) e Ron Perlman (Podesta), além de Gregory Mann como a voz do protagonista.
Nada de Novo no Front (Netflix)
Remake do clássico de 1930, o alemão Nada de Novo no Front é uma nova adaptação do livro clássico de Erich Maria Remarque (1898-1970) sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Publicada em 1929, a obra foi um sucesso absoluto e ganhou várias reedições ao longo dos anos.
O longa original fez história no cinema e conquistou a estatueta de melhor filme no Oscar, além do prêmio de melhor direção para Lewis Milestone (1895-1980). Apesar da modernização com o avanço tecnológico, a versão da Netflix mantém o mesmo roteiro do antecessor e mostra a jornada do protagonista Paul (Felix Kammerer) enquanto luta para sobreviver ao conflito armado ao lado de seus amigos.
Nada de Novo no Front
Trailer legendado
Blonde (2022)
Um dos filmes mais polêmicos do ano passado, Blonde conta a trajetória do ícone de Hollywood Marilyn Monroe (1926-1962) desde a sua juventude até se tornar uma estrela do cinema norte-americano e sex symbol. Embora tenha dividido a opinião do público, o longa tem Ana de Armas (Entre Facas e Segredos) na pele da protagonista, naquele que talvez seja o melhor trabalho de sua carreira.
Mesmo que o longa seja ignorado em algumas categorias, muitos sites apostam que Ana esteja entre as indicadas ao prêmio de melhor atriz no Oscar 2023. Esta seria a sua primeira nomeação na carreira após colecionar sucessos no cinema e no streaming.
Emancipation (Apple TV+)
Anunciado em 2020, Emancipation era descrito por muitos como o filme que marcaria a volta por cima na carreira de Will Smith após o tapa dado no Oscar do ano passado. O longa finalmente estreou no início de dezembro, mas a repercussão foi menos positiva do que a esperada.
Dirigido por Antoine Fuqua (Dia de Treinamento), o longa conta a história real de Peter (Smith), um homem escravizado que foge e atravessa os pântanos de Louisiana, nos Estados Unidos, em uma dura jornada para escapar dos proprietários de lavouras que quase o assassinaram. Em busca de sua liberdade, ele se agarra ao amor por sua família e em sua fé inabalável para escapar da escravidão.
Mesmo que Emancipation e Fuqua fiquem de fora de suas categorias, alguns críticos avaliam que o título disponível no Apple TV+ ainda possa render nomeações ao seu elenco e em categorias técnicas. Além de Smith como melhor ator, nomes como Ben Foster (ator coadjuvante) e Charmaine Bingwa (atriz coadjuvante) seguem vivos na disputa.
Emancipation: Uma História de Liberdade
Trailer legendado
Aftersun (Mubi)
Prestes a encerrar sua janela nos cinemas, Aftersun ficará disponível no serviço nanico Mubi a partir de 6 de janeiro. Dirigido pela estreante em longas-metragens Charlotte Wells, o filme foi tão bem recebido pela imprensa especializada que acabou assegurando a segunda colocação na lista de melhores filmes de 2022 do Metacritic.
Aftersun conta a história de Sophie (Celia Rowlson-Hall), uma mulher que reflete sobre os dramas vividos com seu pai durante um feriado há 20 anos. O drama tem tudo para figurar na lista de indicados a melhor filme, além de possíveis nomeações em melhor roteiro original, melhor ator (Mescal) e melhor atriz (Celia).
Aftersun
Trailer legendado
Top Gun: Maverick (Paramount+)
Maior filme do ano passado, Top Gun: Maverick marcou o retorno de Tom Cruise (Missão: Impossível) à franquia que o tornou astro de cinema ainda nos anos 1980. Apesar dos mais de 30 anos separarem o lançamento do original e da continuação, o longa arrecadou incríveis US$ 1,4 bilhão (R$ 7,4 milhões) na bilheteria mundial.
Na trama, Pete “Maverick” Mitchell (Cruise) se torna instrutor na academia Top Gun para comandar uma nova gerações de pilotos que travam combates nas alturas. O elenco ainda conta com Miles Teller (Quarteto Fantástico), Jennifer Connelly (Hulk), Jon Hamm (Mad Men), Glen Powell (Os Mercenários 3) e Val Kilmer (Willow: Na Terra da Magia).
Além de estar disponível no Paramount+, Top Gun: Maverick também pode ser alugado em plataformas digitais como Claro TV+, Apple TV+ e Google Play.
Top Gun: Maverick
Trailer legendado
O Oscar 2023 tem data marcada para 12 de março. A lista final de indicados será revelada pela Academia em 24 de janeiro.