Muitos lançamentos de 2022 deram o que falar. Para o bem ou para o mal, alguns filmes, séries, novelas e personagens repercutiram bastante neste último ano — seja por causarem polêmica, por abrirem debates amplos ou simplesmente por conquistarem parte da audiência. Por isso, listamos alguns dos que mais causaram impacto.
Dahmer: Um Canibal Americano
A série da Netflix estrelada por Evan Peters trouxe um retrato impactante do serial killer e canibal estadunidense Jeffrey Dahmer. O choque da história e a condução da trama, que conta a infância do criminoso e busca também o olhar de suas vítimas, transformou a série em uma das mais assistidas da Netflix, e também causou um efeito intenso no ator.
A Casa do Dragão
Anos após o final (para alguns, traumático) de “Game of Thrones”, o derivado sobre a família Targaryen, disponível na HBO Max, leva o público de volta a Westeros, em um tempo diferente e com configurações de poder também diferentes. A Casa do Dragão se senta ao Trono de Ferro, e a Guerra Civil traz à tela o “Fogo e Sangue” que os fãs esperavam. Além disso, o elenco de primeira linha ajuda a tornar a experiência de assistir à série semelhante à dos tempos áureos de GoT.
Pantanal
Ara! Além de render muitos memes e transformar o folhetim das 21h em um dos assuntos mais comentados do Twitter, “Pantanal” apresentou a história criada por Benedito Ruy Barbosa a uma nova geração, e mostrou por que a jornada emocionante da família de Zé Leôncio e Juma Marruá continua impactante. Ah, que saudades…
Wandinha
O talento de Jenna Ortega e uma personagem clássica e muito querida de “A Família Addams” fizeram da série dirigida por Tim Burton uma favorita dos fãs na Netflix. Rolou até treta sobre a tradução! Será que vem 2ª temporada por aí?
Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez
30 anos depois do brutal assassinato de Daniella Perez, o documentário da HBO Max analisa a cobertura midiática do caso, a jornada de Gloria Perez em busca de justiça e ainda traz depoimentos emocionantes de amigos e familiares da atriz e dançarina assassinada por Guilherme de Pádua.
Top Gun: Maverick
Lançado nos cinemas em maio deste ano, depois de muitos adiamentos em virtude da pandemia de covid-19, o filme de Tom Cruise é o número 1 de bilheterias do ano, com quase US$ 1,5 bilhão arrecadado no mundo inteiro. A aventura deixou sua marca bem definida nas telonas em meio à retomada dos lançamentos no cinema.
Stranger Things
O retorno de “Stranger Things” (Netflix) já era algo aguardado entre os fãs, mas a nova temporada, penúltima da série oitentista, superou as expectativas de muitos. Com a introdução de Vecna como o novo vilão e coadjuvantes tão cativantes quanto Eddie Munson (Joseph Quinn), os episódios causaram muito choro e alvoroço. E que venha a temporada final!
O Golpista do Tinder
Lançada em janeiro na Netflix, a série pode até ter ficado para trás na memória depois de 12 meses de mais polêmicas e bombas, mas a produção escancarou um golpe milionário de um homem que se dizia muito rico para extorquir mulheres que conhecia no aplicativo de relacionamento.
A Mulher da Casa Abandonada
O podcast produzido e apresentado pelo jornalista Chico Felitti contou a história de Margarida Bonetti e sua vida excêntrica em um casarão no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP), onde se escondia. Ela estava foragida do FBI há mais de duas décadas, por manter uma mulher em condições análogas a escravidão nos Estados Unidos. O programa virou assunto quente nas redes sociais e levantou diversos debates, sobre privilégios e atuação da Justiça.
Avatar
Foram 13 anos de intervalo entre o primeiro “Avatar”, de 2009, e a sequência, “O Caminho da Água”. Neste intervalo, inúmeros adiamentos criaram um ceticismo em torno da obra passional de James Cameron. Agora, nos cinemas, o filme busca repetir o sucesso e elevar a experiência cinematográfica.