Avatar 3 está confirmado? O que esperar do futuro da franquia

Avatar: O Caminho da Água (2022) estreou nos cinemas na quinta (15) e trouxe de volta o magnífico (e bilionário) mundo de Pandora e dos Na’vi. Com 13 anos separando os lançamentos do longa original e a sequência, é normal que parte dos fãs fique apreensiva com uma possível demora para a chegada de um novo filme. Mas, afinal, Avatar 3 já está confirmado?

Oficialmente, Avatar 3 vai acontecer! O próximo título da franquia, inclusive, já finalizou suas filmagens e passa pelo processo de pós-produção, já que o diretor James Cameron rodou as duas sequências de Avatar (2009) de uma só vez –tal como Anthony e Joe Russo tinham feito com Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).

Com o retorno de quase todo o elenco de O Caminho da Água, o terceiro filme da franquia tem estreia marcada (nos Estados Unidos) para 20 de dezembro de 2024. Desta maneira, a sequência repete a estratégia utilizada para os antecessores de ter seu lançamento reservado para o último mês do ano –que, no caso, é quando começam as férias de inverno no hemisfério norte.

“Já fizemos a maior parte do trabalho. Ainda temos que passar por todo o processo de acabamento com a Wētā FX [empresa especializada em computação gráfica] em Avatar 3. Mas tenho certeza de que estaremos de volta aqui em alguns anos”, afirmou Cameron em entrevista ao site Digital Spy.

Uma das razões por trás do longo atraso para o lançamento de Avatar: O Caminho da Água é que, antes mesmo de a produção começar, Cameron queria ter roteiros para os próximos quatro filmes planejados. Eles se combinarão para contar a história geral da família Sully após os eventos do primeiro filme e, segundo o cineasta, pouca coisa foi alterada em relação aos rascunhos originais.

“Não mudou nada. Estamos no caminho certo –supondo que sejamos bem-sucedidos, certo? Obviamente, temos que lucrar ou não vamos continuar fazendo isso e batendo a cabeça contra o parede. Mas se tivermos sucesso, o filme três já está na lata. Parte do filme quatro está na lata. Sobre o resto dos roteiros, eu acredito fortemente. Eu realmente acredito no roteiro de Avatar 5”, completou.

Sam Worthington, Kate Winslet e Cliff Curtis

Jake (Sam Worthington), Ronal (Kate Winslet) e Tonowari (Cliff Curtis)

Divulgação/20th Century Fox

Avatar ou MCU? Franquia pode ter sete filmes

Se a indústria cinematográfica no século 21 está marcada pela abundância na criação de franquias, com Avatar não deve ser diferente. Assim como Kevin Feige orquestra a construção do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) com o desenvolvimento de vários filmes de uma vez, James Cameron faz o mesmo com as histórias sobre Pandora.

De acordo com o diretor, existem planos para que Avatar tenha de seis a sete filmes. Isso, claro, se as próximas sequências tiverem desempenho bilionário nas bilheterias mundiais. Caso contrário, a franquia deve ser encerrada com o terceiro longa.

“Provavelmente terminaremos o filme três de qualquer maneira, porque está tudo filmado. Teríamos que afundar muito para não parecer que valia o investimento adicional. Teríamos que deixar um buraco fumegante no chão. Agora, com sorte, podemos contar tudo, porque cinco é melhor que quatro, quatro é melhor que três e três é melhor que dois”, explicou Cameron ao The Hollywood Reporter.

Sobre a franquia chegar em Avatar 7, Cameron entende ser possível que ele não esteja à frente dos últimos filmes. Atualmente com 68 anos, ele estaria com quase 90 caso a Disney aprovasse o desenvolvimento de sete filmes, considerando o longo tempo necessário para a produção de cada um.

“Eu teria 89 anos. Obviamente, não poderei fazer filmes de Avatar indefinidamente, com a quantidade de energia necessária. Eu teria que treinar alguém para fazer isso porque, não importa o quão inteligente você seja como diretor, você não sabe como fazer isso”, completou.

Sam Worthington e Zoe Saldana

Sam Worthington e Zoe Saldana

Divulgação/20th Century Studios

O que esperar de Avatar 3?

Com base nos eventos de Avatar: O Caminho da Água e os relatos de que a franquia pode ser encerrada no terceiro longa, é possível especular qual será a trama de Avatar 3. O final do segundo filme deixa o caminho aberto para a continuidade da narrativa de vários personagens.

[Atenção: você encontrará spoilers de Avatar 2 abaixo]

Em O Caminho da Água, o público conhece a família criada por Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana). O clã agora inclui os filhos biológicos Neteyam (Jamie Flatters), Lo’ak (Britain Dalton) e Tuk (Trinity Jo-Li Bliss), além da adotiva Kiri (Sigourney Weaver), que nasceu misteriosamente do antigo avatar da cientista Grace Augustine (também Sigourney Weaver).

No fim do longa, Neteyam acaba morto no conflito da família Sully e da tribo Metkayina contra os soldados liderados por Miles Quaritch (Stephen Lang). No entanto, o vilão é salvo da morte certa por Spider (Jack Champion), seu filho que nasceu em Pandora e foi criado entre os Na’vi após os eventos do primeiro longa.

Sem o filho primogênito dos Sully, é possível que Lo’ak assuma a função de herdeiro da família. O jovem rebelde teve grande destaque no longa, principalmente por sua amizade com um tulkun, criatura de Pandora que se parece com as baleias terrestres e era considerada um terrível predador assassino.

Além de Lo’ak, Kiri também deve ter grande importância nos próximos filmes. Em O Caminho da Água, o público descobre que a jovem tem o poder de se conectar com divindade intitulada Eywa, força que tem ligação com todas as criaturas vivas de Pandora. Desta maneira, Kiri consegue controlar algumas das plantas oceânicas e pedir a ajuda de outros animais.

Como o retorno dos humanos à Pandora criou uma enorme força militar para bater de frente com os Na’vi, Avatar 3 pode mostrar a conclusão desse conflito entre as duas espécies. Isso também levaria ao embate final entre Jake e Quaritch.

Se James Cameron afirma que Avatar 3 pode ser o ponto-final da franquia, também é possível acreditar que aconteça uma passagem de bastão ao final do próximo longa. Com isso, Jake e Neytiri podem sair de cena ou serem transformados em coadjuvantes para que seus filhos assumam o protagonismo nos filmes subsequentes.

Deixe um comentário