O banheiro é um ambiente que exige maior atenção na limpeza, em razão do risco de contaminação. A seguir, veja as dicas da organizadora pessoal Bárbara Volnei para deixar o ambiente limpo, cheiroso e organizado.
Como limpar
Uma faxina completa deve ser feita ao menos uma vez por semana. Antes de iniciar, tire tudo do banheiro: tapete, papel higiênico, toalhas, cesto de lixo etc. Comece sempre de cima para baixo. Primeiro, limpe as paredes e, na sequência, o box, o espelho, a pia, o armário, o vaso sanitário e, por fim, o chão.
Paredes Lave com detergente neutro ou saponáceo cremoso. Em seguida, passe um pano com álcool.
Box Usando o lado macio da esponja, esfregue com detergente neutro ou saponáceo cremoso. Enxágue depois.
Espelho Passe um pano com álcool ou limpa-vidros.
Pia Lave com água e sabão em pó utilizando uma esponja macia. Enxágue e seque com um pano limpo.
Metais Para dar brilho nas torneiras e na maçaneta da porta, use uma bucha macia com saponáceo cremoso.
Armário Passe um pano úmido e, depois, um seco. Cuidado para que, durante a limpeza do banheiro, a água não escorra pelo gabinete.
Vaso sanitário Tenha panos, esponjas e escovas de uso exclusivo para essa área. Uma dica é comprar itens de uma cor diferente dos demais utilizados no resto da casa, para não haver confusão. Jogue água sanitária na parte interna do vaso, deixe alguns minutos de molho e dê descarga. Faça a limpeza com uma escova própria para vaso sanitário. Usando uma bucha, lave a parte externa com água e sabão em pó. Enxágue e, em seguida, passe um pano seco. Para finalizar, despeje um pouco de desinfetante dentro da privada.
Piso Lave com água e sabão em pó. Depois, enxágue bem.
Rejunte Se estiver encardido, aplique sapólio cremoso ou bicarbonato misturado com água sanitária somente no rejunte (cuidado para não manchar o piso). Espere agir por alguns minutos e, então, esfregue com uma escova de dente. Enxágue bem.
Teto com mofo Aplique vinagre de álcool com um pano até sumir a mancha.
Como manter limpo
É essencial fazer uma manutenção diária da limpeza, principalmente se o banheiro for usado por muitas pessoas. Troque o lixo e passe um pano com desinfetante na pia e na parte externa do vaso sanitário. Jogue o produto também nas paredes internas da privada.
Como deixar cheiroso
Elimine os maus odores Para evitar o cheiro de mofo, mantenha o ambiente bem ventilado, com a porta e a janela sempre abertas. Além disso, leve as toalhas para secar em um local mais arejado. O recomendado é substituí-las, no mínimo, semanalmente. Deixe os ralos fechados e limpe-os com água sanitária pelo menos uma vez por semana. Prefira um cesto de lixo com tampa e faça a troca do saco todo dia.
Aposte em aromas agradáveis Use difusores, velas aromáticas e sprays perfumados. Uma dica é colocar no fundo da lixeira um guardanapo ou papel toalha com cinco gotas de óleo de eucalipto ou desinfetante concentrado.
Como organizar
Não é indicado deixar os itens de higiene em cima da bancada da pia. O ideal seria que cremes, maquiagem e perfumes não fossem armazenados no banheiro, já que a variação de temperatura no ambiente pode alterar a composição desses produtos. Se isso não for viável, tente ao menos armazená-los dentro do gabinete ou de outro compartimento fechado. Equipamentos elétricos, como secador e chapinha, também não devem ficar em contato com a umidade. Uma dica é instalar suportes na parte interna da porta do armário para pendurá-los.
Dentro do gabinete, use cestos plásticos ou de acrílico para separar os produtos em categorias. Assim, fica mais prático manter o armário limpo e organizado no dia a dia. Em cima da bancada, deve ficar só o essencial —escova e pasta de dente, sabonete e um aromatizador de ambiente, por exemplo. Você pode usar uma bandeja para acomodar esses itens, para facilitar na hora limpeza e dar um charme ao espaço.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.