como solicitar o Empréstimo Consignado; veja

Os cidadãos brasileiros que recebem, todo mês, o dinheiro do Auxílio Brasil, assim como os valores de outros benefícios sociais de distribuição de renda que são administrados pelo Governo Federal, podem pedir o novo empréstimo consignado.

O que é o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil?

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é um tipo de empréstimo no qual a parcela a ser paga em cada mês é descontada de forma direta na folha de pagamento do cidadão.

Falando de uma forma geral, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que custa mais barato quando é comparada com outros tipos de crédito que são liberados no mercado financeiro em geral.

Dessa forma, considerando que os bancos e as instituições financeiras podem trabalhar com a garantia de que as parcelas mensais serão pagas em dia, sem falta, por meio do desconto direto no salário ou no benefício social, como é o caso do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, as taxas de juros a serem cobradas podem ser consideravelmente menores do que as outras taxas que costumam ser cobradas no mercado afora.

No caso do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o Governo Federal, por meio do seu Ministério da Cidadania, já definiu qual vai ser a taxa de juros. Nesse sentido, a taxa de juros que foi estabelecida pelo governo e que pode, portanto, ser cobrada pelos bancos e pelas instituições financeiras, é de, no máximo, 3,5% ao mês.

Mas afinal, qual é o valor máximo do empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Para as pessoas que recebem o dinheiro do programa Auxílio Brasil, o valor máximo será aquele no qual os pagamentos mensais do crédito comprometem um máximo de até 40% do valor mensal do benefício social de distribuição de renda.

Mas então, qual é a taxa de juros que pode ser cobrada nesse caso?

Como já pode ser indicado anteriormente, o Governo Federal determinou que a taxa de juros do empréstimo consignado do Auxílio Brasil deve ser de, no máximo, 3,5% ao mês.

Anteriormente, a lei que tinha sido aprovada pelo Congresso Nacional em relação ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil não estabelecia qual iria ser a taxa de juros a ser cobrada.

Com isso, cada banco ou instituição financeira iria ter essa autonomia para fechar uma cobrança de taxa de juros, de acordo com os seus próprios termos e condições.

Porém, a partir de agora, essa decisão já foi tomada pelo Poder Executivo, e então, a taxa de juros mensal não pode passar de 3,5%.

Como é feito o pagamento do empréstimo consignado?

O Ministério da Cidadania deve aplicar o desconto das parcelas do empréstimo consignado diretamente do dinheiro do programa Auxílio Brasil.

Dessa forma, o beneficiário do programa social de distribuição de renda vai receber somente o valor que restar após o desconto no benefício.

Mas e se eu não conseguir pagar as parcelas do empréstimo?

Principalmente considerando que a parcela do empréstimo consignado é paga de forma automática, por meio do desconto que é aplicado diretamente no valor do benefício social que é pago todo mês, a possibilidade do não pagamento, simplesmente, não existe na prática.

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil vale a pena?

Fazer o pedido do empréstimo consignado do Auxílio Brasil é uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado. Principalmente por que contratar o empréstimo consignado significa comprometer uma parte da sua renda todo mês. Ou seja, ao solicitar esse empréstimo, uma parte do seu benefício social do Auxílio Brasil não vai chegar ao seu bolso, uma vez que será descontado de forma imediata no exato momento em que o pagamento for feito.

Deixe um comentário