Pick-ups que são eletrificadas chegam ao mercado em outros países com a promessa de lançamento no Brasil. No mercado de carros elétricos de passeio, ainda há consumidores que parecem estar receosos quanto ao veículo mais ecológico, em que as emissões de gases poluentes são nulas ou extremamente baixas.
Entre as pick-ups, a resistência quanto ao modelo elétrico pode ser ainda maior. Agora, é fato que as caminhonetes já aderiram ao modelo híbrido e elétrico.
10 caminhonetes híbridas ou elétricas
Caso haja alguma dúvida sobre a resistência dessas caminhonetes, separamos 10 modelos que já estão sendo apresentados em outros países. Alguns devem chegar ao Brasil, enquanto outros vão levar mais tempo pra chegar no mercado brasileiro.
- Ford F-150 Lightning
À venda nos EUA, a F-150 Lightning pode ser considerada como um monstro em potência: o carro vai de 458cv até 588cv. Nos EUA, as versões dessa propulsão já têm tração 4×4 e a autonomia de é 370km. Ainda não há informações sobre a possível vinda da caminhonete para o Brasil, mas não se descarta essa possibilidade.
- Great Wall Poer
No início de 2020, a Mercedes-Benz adquiriu uma fábrica em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motors (GWM), e anunciou que irá produzir veículos híbridos e elétricos no Brasil: SUVs e caminhonetes. Informações reveladas pelo Jornal do Carro, Estadão, mostram que esta pick-up será da marca Poer.
- Rivian R1T
Você conhece a marca chinesa Rivian? Saiba que ela está com uma linha muito completa de veículos elétricos, e que a pick-up R1T está entre elas! O modelo faz lembrar a caminhonete da Ford Ranger, porém com propostas mais sofisticadas e luxuosas. A potência da Rivian R1T chega a 846cv.
- Chevrolet Silverado EV
A GM desenvolveu uma série de carros elétricos novíssimos e dedicou-se a uma plataforma: a Ultium. Um dos veículos é a pick-up Silverado EV que está disponível para a pré-venda nos EUA e já são estimados mais de 140 mil pedidos, mas a caminhonete só estará nas ruas norte-americanas a partir dos primeiros meses de 2023.
Nas melhores versões da linha, a pick-up tem a 673cv de potência, direção nas quatro rodas e tração e 643km de autonomia. Não há possibilidade de que o carro seja vendido no Brasil, ao menos por enquanto.
- GMC Hummer EV Pickup
A linha Hummer, totalmente elétrica, utiliza a plataforma Ultium e inclui, também, uma caminhonete e é ótima em todos os aspectos: tração nas quatro rodas, direção, 1.013cv de potência e com autonomia de 520km. Está à venda nos EUA, e não perspectiva sobre a chegada da caminhonete ao Brasil.
- Tesla Cybertruck
A maior concorrente da GMC Hummer EV Pick-up, a Teska Cybertruck, teve o anúncio divulgado primeiro, só que o desenvolvimento do carro atrasou. Inicialmente, o lançamento foi previsto para os meses de 2021 e o novo anúncio é de que só chegará ao mercado em 2023. A Tesla diz que o diferencial desse modelo é a carroceria toda de aço inox, blindada, sendo possível suportar até mesmo tiros de pistola 9mm. A potência será de 800cv e terá 800km de autonomia.
- Caminhonete elétrica BYD
Esta é outra marca chinesa que está entregando tecnologia na caminhonete BYD. Este modelo pode chegar aos mercados da Ásia e da Oceania no máximo em um ano. São poucas as informações concedidas sobre esta caminhonete, sabendo apenas que a autonomia é estimada em 450km.
- RAM 1500 EV
Em relação às rivais Chevrolet e Ford, a RAM estará no mercado das caminhonetes elétricas somente em 2024, apresentando a RAM 1500 EV. Prometendo a autonomia de 800km, a RAM ainda não divulgou nada acerca das técnicas oferecias, e o design também é desconhecido.
- Ford Maverick
Esta é a caminhonete híbrida que já tirou passaporte para vir ao Brasil. A Ford confirmou que irá lançar a Maverick Hybrid em 2023 por aqui. A mecânica da caminhonete é composta de um motor de 2.5 a combustão, de 164cv e outro elétrico, de 128cv. A potência chega a 193cv, com o câmbio automático do tipo CVT, sendo de tração direta.
- Toyota Hilux
A Toyota anunciou recentemente que a nova geração de caminhonetes Hilux será de propulsão híbrida. A marca japonesa está com a promessa de que essa será a tecnologia em todos os veículos para os próximos anos. Esse modelo está com data marcada para ser apresentado na Ásia em 2023, com a chegada ao Brasil prevista para 2024.