Todos nós já conhecemos alunos cujo desempenho cai de repente. O esgotamento pode acontecer com qualquer aluno, mas é particularmente preocupante quando acontece com um aluno que estava indo bem e para quem tínhamos grandes esperanças. Pode acontecer em qualquer idade e pode acontecer por uma variedade de razões. Sabemos que nossos alunos estão sob muito estresse acadêmico e social.
Aqui, veremos como reconhecer o esgotamento do aluno em alunos de alto desempenho e fornecer algumas dicas sobre como você pode ajudar seu aluno a voltar ao seu melhor.
Sintomas de Burnout
Burnout pode se manifestar de várias maneiras. Seu aluno pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:
- Seu aluno se sente cansado mesmo quando está dormindo bastante.
- Seu aluno parece não ter motivação; talvez eles não queiram assistir às aulas.
- Seu aluno não pode começar a fazer tarefas. Você pode notar que um aluno não fez a lição de casa ou está entregando as tarefas com atraso.
- Seu aluno de repente desenvolve maus hábitos. Observe as evidências de que seu aluno começou a roer as unhas ou não está escovando o cabelo, por exemplo.
- Seu aluno parece ter perdido a confiança em suas habilidades.
- Seu aluno se queixa de dores de cabeça ou dores musculares.
- Seu aluno está irritado e pode atacar colegas ou professores.
- A contribuição do aluno para projetos ou discussões não é inspirada em comparação com o comportamento anterior.
- Seu aluno pode ter perdido o contato com seus velhos amigos e estar passando tempo com um grupo diferente de pessoas.
Como ajudar seu aluno
A escola é uma panela de pressão. Testes, tarefas e problemas sociais podem colocar até mesmo os melhores e mais brilhantes de nossos alunos sob pressão e levar ao esgotamento. A chave é ajudar seu aluno a gerenciar o estresse em que está. Aqui estão algumas maneiras de ajudar seu aluno quando ele estiver enfrentando o esgotamento:
Crie chances de comunicação aberta
Aproveite para conversar com seu aluno. Você pode conhecer seu aluno há algum tempo, então já tem um relacionamento estabelecido. Suas conversas visam descobrir o que está causando o esgotamento. Há muitas razões possíveis, e você não quer se intrometer na vida deles, mas pode encontrar uma causa raiz para a mudança.
Talvez seu aluno tenha assumido demais, ou as pessoas (a escola e os pais) esperam demais deles. Veja se você pode reduzir a carga de trabalho do seu aluno e eliminar atividades desnecessárias. Às vezes, um aluno pode querer apenas um ouvido atento; você também pode ser isso.
Seja um animador
Permaneça positivo, independentemente das circunstâncias. Certifique-se de que seu aluno saiba que você quer ajudar e fará tudo o que puder. Não diga ao seu aluno que você está desapontado com as escolhas dele ou com a falta de desempenho, mas certifique-se de que ele saiba que você é um aliado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esteja atento aos horários de seus alunos e aos acontecimentos em seu campus e participe de eventos para mostrar seu apoio aos seus alunos. Às vezes, ver um rosto familiar é todo o apoio que um aluno esgotado pode precisar para fazer seu dia.
Ajude seu aluno a definir um cronograma realista
Muitas vezes, nossos alunos se esforçam demais, e isso é especialmente verdadeiro com nossos alunos de alto desempenho. Revise os horários de seus alunos e incentive-os a gerenciar seu tempo de forma mais eficaz. Sugira uma redução de clubes enquanto incentiva mais tempo para “diversão”.
Outras sugestões incluem:
- Adicione pausas cerebrais ao seu horário de aula; mesmo os alunos não esgotados vão aproveitar o “tempo livre”.
- Incentive o estabelecimento de metas realistas ao mesmo tempo em que planeja metas menores para alcançar as maiores.
- Fale com outros professores e funcionários; eles podem ter uma ideia para ajudá-lo enquanto você ajuda seu aluno.
- Fornecer recompensas em sala de aula, como poder ouvir música; essa simples fuga pode beneficiar a atitude de seu aluno ao concluir seu trabalho.
É importante lembrar que o esgotamento também pode afetar os professores; observe os sintomas em você e seus colegas. O ambiente escolar coloca todos sob uma grande pressão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esperamos que você e sua equipe possam ajudar seus alunos a se recuperar da fase de esgotamento e recuperar o entusiasmo anterior pelo aprendizado. Os alunos, especialmente os adolescentes, enfrentam muito estresse à medida que envelhecem. Essas pressões adicionais às vezes podem ser mais importantes do que ir bem na escola. (Vimos isso durante a pandemia do COVID-19, quando os alunos mais velhos se tornaram cuidadores de seus familiares mais jovens.)
Felizmente, quando fornecemos o suporte adequado, nossos alunos podem se recuperar de seu esgotamento.