Terceiro: foram os mega investidores, representados pelos bancos e financeiras, que armaram o golpe contra o PT, destituíram a presidente Dilma Rousseff, impediram Lula de disputar a presidência da República e financiaram a Operação de Inteligência que levou os militares de volta ao poder, tendo o capitão Jair Bolsonaro como fantoche. Governo espúrio do qual os tucanos participaram galhardamente.
Cannabrava | O que procuram é um tercius, não uma terceira via. Está na hora de uma grande frente antifascista
Quarto: são os mega investidores que estão apostando na continuidade da ocupação militar do Planalto, de olho que estão na compra a preço de banana dos ativos nacionais. Assim de simples. Aqui, por exemplo, o Bradesco já definiu que aposta na continuidade e, eu aposto o que quiserem que o Itaú também. E vem o vetusto professor dizer que nenhum megainvestidor arriscará seu rico dinheirinho em Lula ou Bolsonaro?
Não percebe que o que eles (os magnatas) não querem é Lula. Não se dão conta de que, por ser um momento de Libertação Nacional, é primeiramente da hegemonia do capital financeiro, ou seja, dos megainvestidores, que há que livrar-se para engatinhar rumo a essa libertação, à reconquista da soberania e de um período de desenvolvimento através do capital produtivo.
Que terceira via pode haver numa conjuntura como esta? O que pensam? Que Simone Tebet com ou sem o tucano Tasso Jereissati tem qualquer condição de ser uma alternativa a esse dilema? Caia na real. Seja honesto e chega de diversionismo.
Lamounier, não merece ser chamado de Bolívar, pois desonra o libertador da Nossa América. Esse infeliz que máscula o nome de Bolívar, escreve que o país dele, esse nosso Brasil, era feliz e não sabia, no tempo em que o coronel decidia o voto dos peões.
Era feliz também quando trabalhava sem salário, feliz como está agora que não tem trabalho nem salário e passa fome? Está falando de que Brasil, o cara pálida?
Não se pode mais perder tempo com diversionismo
Temos que resolver questões cruciais e dramáticas como a questão militar não resolvida. São eles que estão no poder, essa é a realidade. Temos que chamar os 15 generais para cobrar deles o conceito de soberania. A Universidade tem que encarar essa realidade, chamá-los pro debate. Ir lá nas escolas militares.
Eleições 2022: O ano de virar a página e eleger mais mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+
Temos que refletir e resolver o porquê de a avaliação positiva do PT ter baixado de 80% para menos de 50%? Como vamos construir a democracia se ¼ da população perdeu o interesse pela política? Esses são problemas reais, os grandes desafios.
Temos que resolver questões cruciais como a do pré-sal e da Petrobras, cobiça maior dos mega investidores que apostam na estratégia do caos para alcançar seus objetivos.
Precisamos estar em alerta porque todo o dinheiro do mundo virá por todas as vias para assegurar o saque e o domínio do capital financeiro. Como fizeram na Ucrânia em 2014, com dinheiro jogado de helicópteros da embaixada ianque.
Temos que permanecer vigilantes, porque é o sistema que está ruindo, é o imperialismo que se desmorona, mas ainda são muito fortes e bem armados. Tudo o que necessitam para sobreviver são cérebros servis, são governos como esse governo assassino, ilegítimo, governo de ocupação, preposto do imperialismo ianque.
Paulo Cannabrava Filho, jornalista latino-americano e editor da Diálogos do Sul.
Assista na TV Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: [email protected]