Também conhecida como aipim, macaxeira ou maniva, a mandioca é um tubérculo como uma batata, uma boa fonte de fibra que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e colesterol.
A mandioca é comumente vendida em supermercados e feiras e pode ser cozida e usada como acompanhamento para ovos, carnes e saladas; como base para preparar sopas, bolos, pães, purês; ou na forma assada como aperitivo. Além disso, a mandioca também é usada na produção de alimentos, como tapioca, beiju, farinha e sagu.
Veja a seguir alguns benefícios da mandioca para a saúde:
Veja também: Caqui: conheça 8 benefícios dessa fruta para a saúde
1. Auxilia no controle da diabetes
Por conter fibras e amido resistente, a mandioca pode ajudar a controlar o diabetes, pois eles ajudam a retardar a absorção de açúcar e promovem um nível equilibrado de açúcar no sangue.
2. Previne doenças cardiovasculares
A mandioca contém grandes quantidades de fibras, compostos que reduzem a absorção de gordura dos alimentos, ajudam a diminuir os níveis sanguíneos de colesterol “ruim”, LDL e previnem doenças como ataque cardíaco, aterosclerose e acidente vascular cerebral.
A mandioca também contém potássio e magnésio, minerais que ajudam a eliminar o excesso de sódio na urina, promovem o relaxamento arterial e previnem a hipertensão.
3. Melhora a saúde da pele, cabelo e unhas
A mandioca é fonte de vitamina C, que ajuda a aumentar a produção e absorção de colágeno no organismo, melhora a elasticidade da pele e do cabelo e fortalece as unhas.
4. Auxilia na perda de peso
A mandioca contém grandes quantidades de amido resistente e fibras, nutrientes que reduzem o tempo de digestão, então a mandioca pode ajudar a prolongar a saciedade, reduzir a fome ao longo do dia e auxiliar na perda de peso.
5. Melhora a digestão
O amido resistente, abundante na mandioca, equilibra a flora intestinal, melhora a digestão e ajuda a prevenir doenças como gastrite e úlceras.
6. Evita a prisão de ventre
A pectina e as beta-glucanas, a fibra da mandioca, ajudam na hidratação e facilitam a eliminação das fezes, evitando assim a constipação. Além disso, a mandioca contém amido resistente, um carboidrato que atua como alimento para as boas bactérias do intestino, promove o equilíbrio da flora intestinal e previne a prisão de ventre.
7. Fortalece o sistema imunológico
Por conter vitamina C, vitamina A e carotenoides, que são compostos com poderosa ação antioxidantes, a mandioca ajuda a fortalecer as células do sistema imunológico para combater infecções, promovendo proteção contra gripes, alergias, resfriados e muito mais.
8. Previne alguns tipos de câncer
A mandioca contém grandes quantidades de vitamina C, flavonoides, carotenoides e vitamina A, compostos que possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater o excesso de radicais livres e estimular o sistema imunológico, ajudando a prevenir certos tipos de câncer, como câncer de intestino, câncer gástrico e câncer de mama.
9. Melhora a energia e disposição
Por seu alto teor de carboidratos, a mandioca ajuda a melhorar a energia e a disposição por longos períodos do dia, principalmente para quem pratica atividade física ou gasta muita energia no trabalho, como é o caso dos pedreiros.
10. Melhora o humor
O amido resistente da mandioca promove o equilíbrio de bactérias benéficas no intestino e favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por regular e melhorar o humor.
Dicas
A mandioca pode ser cozida e consumida como acompanhamento de outros alimentos como ovos, carnes e saladas no café da manhã, lanche, almoço ou jantar. Além disso, a mandioca pode ser usada para fazer bolos, purês, sopas, caldos e até assada.
É importante ressaltar que a mandioca não deve ser consumida crua, pois esta forma contém ácido cianídrico, composto encontrado especificamente na mandioca conhecido como “brava”, que pode causar intoxicação com sintomas como náuseas, vômitos, convulsões, entre outros.
Além disso, para se beneficiar do consumo de mandioca, também é necessário manter uma alimentação equilibrada e saudável com atividade física regular.