“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” chegou oficialmente aos cinemas brasileiros após uma série de mudanças em seu calendário de estreia devido a pandemia de COVID-19 e introduziu ao Universo Cinematográfico da Marvel um famoso grupo dos quadrinhos: os Illuminati.
Reunindo as maiores mentes do Universo Marvel, os Illuminati surgiram depois da guerra Kree-Skrull e é uma aliança composta pelos principais personagens e líderes do Universo Marvel, como os X-Men, Vingadores e Inumanos.
Seus integrantes mudam com o tempo, mas o princípio é o mesmo: moldar o curso da Terra e do mundo de super-heróis à partir das sombras, influenciando na política, economia, acordos e até mesmo realizando missões de natureza questionável, sujando as mãos de maneira que heróis mais públicos não podem, ou não aceitam.
Em sua primeira aparição nos quadrinhos, o supergrupo era formado por Charles Xavier (ou Professor X), Reed Richards (o Senhor Fantástico, líder do Quarteto Fantástico), Namor (o Príncipe Submarino, líder-regente de Atlântica), Tony Stark (o Homem de Ferro, líder dos Vingadores), Raio Negro (líder dos Inumanos e rei da raça Inumana) e o próprio Stephen Strange.
ATENÇÃO: Se você ainda não assistiu a “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, novo filme do Mago Supremo já disponível nos cinemas, , é melhor não continuar a ler, pois o texto contém spoilers.
Apesar das expectativas dos fãs, o grupo chegou ao MCU com uma formação diferente das HQs, mas ainda muito grandiosa. Além de contar com Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor), o novo Mago Surpemo, Marvel trouxe de volta Patrick Stewart para reprisar seu icônico papel de Charles Xavier, um dos personagens mais famosos do universo de heróis.
O Raio Negro também marcou presença e é interpretado por ninguém mais, ninguém menos, que Anson Mount, ator que já deu vida ao personagem na série “Inumanos”. Assim como “Demolidor” e até os X-Men, obras da Marvel que não foram lançadas pela Disney, podemos considerar a série da ABC como canônica – ao menos, em uma outra realidade.
Apesar da grande expectativa dos fãs, Tom Cruise não apareceu como Homem de Ferro Superior e nem tivemos a primeira aparição do Namor nas telonas, que deve acontecer somente em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, mas outro nome de peso finalmente chegou ao MCU: John Krasinski.
Krasinski já havia demonstrado interesse em participar do novo projeto do “Quarteto Fantástico” no passado e surpreendeu os fãs ao aparecer nos cinemas como Reed Richards, o Senhor Fantástico. O personagem surge usando o uniforme clássico do herói e ainda afirma que é casado e tem filhos. Será que teremos o “fan cast” dos sonhos se tornando realidade com Emily Blunt no papel de Sue Storm, a Mulher Invisível?
Para substituir Stark e Namor, os roteiristas colocaram duas mulheres poderosas, e que já eram conhecidas pelos fãs, entre os Illuminati. Hayley Atwell está oficialmente de volta ao MCU como uma Variante do Capitão América, a Capitã Carter. Depois de interpretar Peggy Carter na saga do infinito, o grande amor de Steve Rogers da Terra 616, Atwell surgiu uniformizada como a Capitã Britânia. Essa versão da personagem já tinha aparecido na série animada “What If…?”, que é canônica, e quem assistiu aos episódios no Disney+, já esperava ansioso para ver a heroína nas telonas.
A última integrante dos Illuminati é Maria Rambeau, personagem vivida por Lashana Lynch, a Variante da Capitã Marvel daquela realidade. A mãe de Monica Rambeau apareceu usando o primeiro uniforme azul da heroína, igual ao usado por Brie Larson em seu filme solo.
Vale lembrar que apesar dos personagens serem canônicos e fazerem parte oficialmente do Universo Cinematográfico da Marvel, isso não significa que eles são as mesmas versões que conhecemos dos filmes anteriores, já que eles pertencem a uma realidade diferente. Por exemplo, apesar da Capitã Carter ter aparecido “What If…?”, isso não significa que a versão que vimos em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” seja a mesma série do Disney+.
Levando em consideração o destino dos Illuminati no segundo filme de Stephen Strange, ainda podemos ver diferentes versões desses personagens em futuros projetos do estúdio, como Variantes de outras realidades do multiverso.
+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!