Ferramenta enviou bipe contínuo para celulares de moradores de 36 cidades. Sistema entrará em uso em todo o território gaúcho a partir de 4 de dezembro. Moradores do RS recebem alerta sonoro da Defesa Civil como teste
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul enviou, na tarde deste sábado (30), um alerta sonoro para os celulares de moradores de 36 cidades do estado. O bipe, acompanhado de um comunicado, foi uma demonstração do sistema, que deve ser implementado em território gaúcho em 4 de dezembro, quando houver o risco de desastres climáticos (veja abaixo como funcionou o teste).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Uma das cidades que passou pelo teste foi Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O modelista João Batista Gomes Dias e a dona de casa Ivanete Ferreira estavam com o celular em mãos na hora do aviso.
“É muito importante, que é para avisar as pessoas, porque estamos toda vida sempre no celular. Então ninguém vai ficar sem o aviso, porque, se está no celular, vai receber o alerta”, afirma Ivanete.
Entenda como funcionou o teste
36 cidades passaram pelo teste, a partir das 15h. Todos os moradores receberam o alerta, sem cadastro prévio.
15h: o primeiro alerta foi enviado para o primeiro lote de municípios Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pantano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul.
15h05: o segundo envio foi encaminhado para as seguintes cidades: Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.
A ferramenta, criada em parceria entre a Defesa Civil Nacional e a Anatel, emitiu um bipe contínuo através da rede de sinal de telefonia celular. O mecanismo é acionado em casos de desastres extremos e severos.
No dia 1º de dezembro, o alerta será testado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Leia também: Seis meses após enchentes, veja como estão locais afetados
Alerta de emergência enviado para celulares de moradores do RS como teste
Arquivo pessoal/Raí Quadros
O que acontece durante o teste?
Os telefones vibram e emitem um sinal sonoro de um bipe contínuo com duração de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto do alerta se sobrepõe ao conteúdo que estava sendo visualizado na tela, e o cidadão só consegue continuar utilizando o telefone depois que visualizar o conteúdo da mensagem abaixo:
Defesa Civil: DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de Emergencia no RIO GRANDE DO SUL. mais informacoes, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA ( a mensagem é neste formato em decorrência do número limitado de carácteres).
‘Alerta invasivo’ nos celulares: veja como vai ser
O alerta é recebido mesmo que o telefone esteja configurado para o modo silencioso, ou sem créditos. Moradores de municípios vizinhos podem receber o alerta, em razão da proximidade das torres de sinal de telefonia, explica a Defesa Civil.
Os dois alertas são enviados pelos militares do Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil, que funciona em Porto Alegre e é o setor responsável pela emissão de alertas que compreendem o território do RS.
O sistema estará disponível para emprego em todo o território gaúcho a partir de 4 de dezembro, e será utilizado apenas em casos de desastres extremos ou severos, que envolvam risco iminente à população. Já a nacionalização do sistema está prevista para 2025.
Moradores do RS recebem alerta de emergência como teste da Defesa Civil
Arquivo pessoal/Juliano Castro
VÍDEOS: Tudo sobre o RS