Brasileiro ganha prêmio internacional com foto das enchentes no Rio Grande do Sul; veja outros vencedores


‘Standard Chartered Weather Photographer of The Year 2024’ é uma das competições internacionais de fotografia meteorológica mais prestigiadas do mundo. Gerson Turelly, de Porto Alegre, fotografou homem remando para ajudar a resgatar pessoas presas. Fotografia ‘Rowing’, do brasileiro Gerson Turelly, concorre ao prêmio Standard Chartered Weather Photographer of the Year 2024.
Gerson Turelly
O fotógrafo brasileiro Gerson Turelly ganhou dois prêmios do Standard Chartered Weather Photographer of The Year 2024, uma das competições internacionais de fotografia climática e meteorológica mais prestigiadas do mundo. (veja outras fotos vencedoras abaixo)
Sua fotografia “Rowing” levou o prêmio das categorias “Standard Chartered Climate Award”, criada para destacar a conexão entre “os padrões climáticos e os impactos mais amplos das mudanças climáticas”, e também o título de “Favorita do Público”, após obter quase 30% dos votos em uma votação online realizada no site da associação britânica Royal Meteorological Society.
Ele ganhou no total um prêmio £1000 (cerca de R$7.410). A lista completa com os 10 vencedores foi publicada no site da Royal Meteorological Society nesta quarta (30).
Além da vencedora brasileira, os destaques deste ano incluem uma imagem rara de descargas elétricas vermelhas brilhando sobre Xangai, um arco-íris ao longo de icônicas rochas costeiras no Reino Unido e vulcões fumegantes em Java Oriental, na Indonésia.
“Desde a poeira africana afetando Atenas até o clima tranquilo sobre vulcões, de uma súbita chuva local ao aumento das chuvas intensas e inundações em todo o mundo, somos lembrados de que as mudanças climáticas estão afetando os padrões climáticos em todos os lugares, e que a comunidade global precisa se unir para agir agora e conter qualquer aumento adicional de temperatura”, afirmou Liz Bentley, presidente-executiva da Royal Meteorological Society.
Registro da tragédia no Rio Grande do Sul
A vencedora brasileira na competição é um registro de uma das consequências mais marcantes das mudanças climáticas em 2024 no país: as enchentes no Rio Grande do Sul.
➡️Os temporais deixaram mais de 180 mortos e quase 630 mil pessoas desabrigadas. A chuva forte no estado começou em 27 de abril e se estendeu por mais de 470 cidades.
Na imagem, Turelly mostra o centro de Porto Alegre durante as inundações no estado. Na fotografia, se destaca um jovem remando um caiaque em uma rua que se transformou em um rio no período.
Gerson observou que o garoto estava indo em direção às áreas mais afetadas para ajudar a resgatar pessoas presas.
A composição e a iluminação da foto foram elogiadas pelo painel de jurados. A combinação do retrato dos impactos climáticos e meteorológicos também foi exaltada.
Os avaliadores comentaram como a imagem mostra “passado, presente e futuro”. Enchentes sempre foram algo com que muitas regiões tiveram que lidar, mas, à medida que as mudanças climáticas intensificam as chuvas, as inundações vão se tornar ainda mais comuns.
📈Um estudo rápido de atribuição realizado por pesquisadores do ClimaMeter mostrou que as chuvas que atingiram a região Sul do país entre o final de abril e início de maio ficaram 15% mais intensas devido às mudanças climáticas em curso.
Maior desastre climático do Rio Grande do Sul em imagens
Veja abaixo outras fotos vencedoras da competição:
A foto da americana Lesley Hellgeth mostra a influência da poeira vinda do Saara em Atenas em abril de 2023. Uma área de baixa pressão na Líbia provocou fortes ventos que transportam a poeira do norte da África para a Grécia.
Lesley Hellgeth
Relâmpagos vermelhos dançam no céu noturno de Xangai, capturados em uma noite de tempestades por Wang Xin.
Wang Xin
Geada luminosa cobre o Vale de Derwent, no Reino Unido, em camadas de luz e névoa, revelando detalhes a cada olhar, na foto de Andy Gray.
Andy Gray
Chuva ao entardecer sobre The Needles, uma formação rochosa icônica localizada na extremidade oeste da Ilha de Wight, no Reino Unido, cria uma cena mágica capturada por Jamie Russell: um arco-íris surgindo sobre o mar.
Jamie Russell
A vencedora do prêmio ‘Standard Chartered Smartphone’, Nur Syaireen, de Selangor, na Malásia, esperava um nascer do sol, mas capturou vulcões fumegantes em Java Oriental, na Indonésia.
Nur Syaireen Natasya Binti Azaharin
Terceiro lugar no prêmio de Smartphone foi para Peter Reinold, de Kent, nos EUA, pela imagem ‘Arco-Íris Circular’. Peter segurou firme seu celular durante um pouso turbulento no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma e capturou esse arco-íris circular completo.
Peter Reinold
A foto ‘Rain Aria’, capturada por Angelina Widmann em Bregenz, na Áustria, mostra uma cena impressionante durante a apresentação ao ar livre da ópera Madame Butterfly, às margens do Lago de Constança.
Angelina Widmann
Ellis Skelton, de Eastbourne, no Reino Unido, recebeu o segundo lugar na categoria Jovem Fotógrafo do Ano com a foto ‘Saturated Earth and Sky’s Promise’, que mostra o Vale de Cuckmere em East Sussex.
Ellis Skelton
‘Fire and Ice’: foto de Lincoln Wheelwright do Texas (EUA) mostra nuvens de tempestade perto da sua casa em Austin, também no estado norte-americano.
Lincoln Wheelwright
O Rio Grande do Sul depois das enchentes

Deixe um comentário