Participaram do debate, nesta sexta-feira (25), os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT). Debate em Porto Alegre: Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB)
Júlia Barros/RBS TV
Em um debate acalorado e com acusações, os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre participaram, na noite desta sexta-feira (25), do último debate antes do segundo turno, promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 22h, foi mediado pelo jornalista Elói Zorzetto e também foi transmitido pelo g1.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
Participaram do programa os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT).
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º e 3º blocos: perguntas com tema livre
2º e 4º blocos: perguntas com temas determinados
4º bloco: considerações finais
1º bloco
Assista ao 1º bloco do debate de Porto Alegre
No primeiro bloco, cada candidato teve 10 minutos para se manifestar, administrando o tempo de preferência.
Por ordem definida em sorteio, quem começou foi a candidata Maria do Rosário (PT), que iniciou a fala pedindo por mudanças em Porto Alegre e direcionou a primeira pergunta ao candidato Sebastião Melo, o questionando se a cidade piorou nos quesitos educação, saúde e corrupção.
Os candidatos discutiram a nota da capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino. Ambos concordaram que a nota piorou.
“Eu reconheço que tem problema no Ideb e, se for prefeito, esse é o tema numero um para melhorar o Ideb de Porto Alegre”, disse Melo.
O primeiro bloco ainda abrangeu os recursos financeiros para a prefeitura.
“Eu sei os caminhos em Brasília para buscar o melhor em Porto Alegre”, declara Maria.
2º bloco
Assista ao 2º bloco do debate de Porto Alegre
No segundo bloco, ambos candidatos escolheram um tema entre os seis propostos pela RBS TV. Cada candidato teve 5 minutos para debater o assunto escolhido.
Por ordem definida em sorteio, quem começou foi o candidato Sebastião Melo (MDB), que escolheu o tema mobilidade urbana para ser debatido.
“Transporte coletivo não anda bem”, disse Maria do Rosário, alegando que o tempo de espera nas filas dos ônibus é “imenso”.
“A mobilidade, os patinetes, as bicicletas, a lotações, os aplicativos, os taxistas, tem um caminho de muito avanço, mas eu sou o primeiro a reconhecer que tem que integrar o sistema”, comentou Sebastião Melo.
Os candidatos ainda discutiram o preço das passagens livres e com descontos para estudantes e idosos.
Na segunda parte do bloco, a candidata Maria do Rosário (PT) escolheu o tema “saúde”, questionando o atual prefeito sobre a fila para exames de câncer de mama.
“Nosso compromisso é de zerar essa fila até o final do ano. Esse é um tema muito bem encaminhado”, declarou Melo.
Maria do Rosário continua o tema se comprometendo com mudanças
“Vou articular o sistema de saúde de Porto Alegre desde a atenção básica, com mais equipes de saúde, até as policlínicas”, afirmou Maria.
O bloco ainda abordou a fila do SUS, a vacina para a covid-19 e a condução da prefeitura sobre imunização da população durante a pandemia. Além disso, os candidatos debateram o contato com o Governo Federal.
3º bloco
Assista ao 3º bloco do debate de Porto Alegre
No terceiro bloco, os candidatos voltaram a ter 10 minutos para se manifestarem sobre tema livre.
O prefeito Sebastião Melo (MDB) iniciou a fala com o tema “infraestrutura”. Ele questionou a candidata do PT sobre quais os projetos prioritários para a infraestrutura da cidade.
“A minha prioridade número um é resolver o que aconteceu com o sistema de proteção contra as cheias, que foi severamente comprometido pela falta de manutenção”, respondeu Maria do Rosário. A política ainda comenta sobre obras nas comunidades de Porto Alegre.
Melo comenta que deve começar e continuar algumas obras, citando a Zona Leste e a Zona Sul da cidade, por exemplo. O atual prefeito também comenta sobre o sistema de proteção contra as cheias:
“O sistema mostrou-se insuficiente pela quantidade de chuva. Nós temos duas maneiras de enfrentar esse tema aqui: buscar um culpado ou buscar soluções. Eu escolhi o meu lado, que é buscar soluções”, comentou o candidato do MDB.
Ao longo do bloco, os candidatos também discutiram os recursos da prefeitura para a prevenção da cidade em relação as cheias. Além disso, foi abordada a limpeza da cidade.
4º bloco
No quarto e último bloco, os dois candidatos voltaram a discutir entre si um tema escolhido.
Cumprindo a ordem estabelecida em Porto Alegre, Maria do Rosário (PT) escolheu o tema “educação” para debater com Sebastião Melo (MDB), também discutido no segundo bloco pelos candidatos.
“O meu compromisso é de melhorar”, comentou Melo. “Você não cura aquilo que você não reconhece”, disse o atual prefeito, afirmando que vai buscar melhorar o Ideb, caso reeleito.
Maria cita que a segurança ao redor das escolas, o turno integral, os uniformes e a alimentação são os principais tópicos
“Para mim, essa é a principal medida que a cidade tem que tomar”, comentou a candidata do PT.
Ambos candidatos ainda discutiram o papel dos servidores públicos nas escolas municipais.
Na segunda parte do debate, Sebastião Melo (MDB) escolheu o tema “finanças públicas”.
“Meu compromisso, se for reeleito prefeito, é continuar não subindo imposto, quando for possível baixar imposto, não aumentar a máquina pública, licenciar rapidamente, segurança jurídica para o empreendedor. Esse é o nosso jeito de governar: diálogo e construção permanentemente”.
Para Maria do Rosário, “a cidade está parada”. De acordo com a candidata, os jovens saem de Porto Alegre para buscar oportunidades em outras cidades.
“Eu vou desenvolver a cidade”, disse Maria. “O senhor fecha a cidade para o Brasil e para o mundo”, complementou.
Considerações finais
Também no último bloco, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS