Passagem de ciclone extratropical traz chuva e ventos intensos para o estado. Registro de nuvem ‘prateleira’ em Iribubá
Uma moradora de Ibirubá, no Noroeste do RS, registrou uma nuvem-prateleira formada nos céus da cidade, na quarta-feira (23). Segundo Sara Friedrich, o vídeo foi captado no Centro da cidade. Assista acima.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo a Climatempo Meteorologia, a nuvem prateleira se forma a partir de nuvens cumulunimbus, formações em formato de onda que geralmente antecede tempestades ou ventos fortes. O ar quente se eleva sobre uma camada de ar mais frio e a nuvem se condensa rapidamente, explicam os meteorologistas.
A cidade, no entanto, não foi atingida por tempestades. “Choveu [na quarta], mas parou logo. E calmamente. E hoje [quinta] amanheceu ensolarado e agora chove de novo”, afirma Sara. Segundo a Climatempo, choveu 28 mm e os ventos atingiram 51 km/h na quarta.
O estado está sob alerta de chuva e vento fortes nesta quinta-feira (24), devido à passagem de um ciclone extratropical formado entre o RS e o Uruguai, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nuvem prateleira se formou em Ibirubá, Noroeste do RS
Reprodução/Sara Fredrich
Telhado arrancado e árvores caídas
Os primeiros impactos foram registrados na Região Central, com ventos acima de 100 km/h. Já em Porto Alegre, a chuva chegou acompanhada de ventos fortes
Em São Francisco de Assis, o vento intenso arrancou o telhado do galpão de uma cooperativa agrícola durante a manhã desta quinta (veja o vídeo abaixo). De acordo com o agrônomo Frederico Scherer, só houve danos materiais e ninguém ficou ferido.
Vento leva telhado de galpão em São Francisco de Assis
Em Santa Maria os ventos chegaram a 104 km/h na Base Aérea, por volta das 9h. O vento derrubou árvores no município. Ainda na quarta-feira (23), a chuva provocou estragos no Hospital Casa de Saúde, onde parte do teto cedeu, e na UPA 24 Horas, com alagamento em leitos.
Em Cacequi, o vento destruiu a cobertura de um depósito de calcário na ERS-640. Já em Rosário do Sul, alguns bairros ficaram sem energia elétrica.
A Defesa Civil estadual ainda não divulgou um balanço de estragos em razão das tempestades.
Porto Alegre
O vento alcançou 83 km/h por volta de meio-dia na capital, de acordo com a Climatempo.
As rajadas derrubaram árvores na Av. Vicente Monteggia e na Rua da Prudência, no bairro Cavalhada; na Rua Pedro Ivo, no bairro Bela Vista; na Rua Xavier Ferreira, à Rua 24 de Outubro, no bairro Auxiliadora.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS