Oguener Tissot, de 43 anos, liderava projeto ‘Remar para o Futuro’, em Pelotas (RS). Carreta contêiner tombou sobre van que transportava time. Acidente ocorreu na noite de domingo (20), na BR-376, em Guaratuba. Mortos em acidente no PR ganharam 7 medalhas no Campeonato Brasileiro de Remo
Foi com o objetivo de incentivar a prática do remo em Pelotas que Oguener Tissot, de 43 anos, idealizou o projeto “Remar para o Futuro”. O coordenador da equipe está entre as nove vítimas do acidente entre um caminhão e a van que levava o time na BR-376, em Guaratuba (PR), na noite de domingo (20).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O acidente chocou familiares. Primo de Oguener, Fábio Arduim lamentou a perda do coordenador do projeto.
“O nome do projeto era o Oguener. Esse projeto era a vida dele”, disse.
A iniciativa fazia a formação de talentos do remo, na modalidade olímpica, e virou referência ao revelar cerca de 60% dos atletas de base que participaram das seleções brasileiras nos últimos anos.O projeto era realizado pela Prefeitura de Pelotas e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Além do coordenador, o acidente vitimou sete atletas e o motorista da van:
Samuel Benites Lopes, 15 anos
Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
João Pedro Kerchiner, 17 anos
Helen Belony, 20 anos
Nicole Cruz, 15 anos
Angel Souto Vidal, 16 anos
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
Oguener Tissot, coordenador de time de remo vítima de acidente no PR
Reprodução/RBS TV
O único integrante da equipe de remo a sobreviver ao acidente recebeu alta após ser atendido em um hospital de Joinville (SC). João Pedro Milgarejo, de 17 anos, havia dedicado a medalha de ouro conquistada no Campeonato Brasileiro ao pai falecido e à mãe.
Leia também
Quem são as nove vítimas de acidente no Paraná
Atletas mortos em acidente ganharam sete medalhas
Prefeitura de Pelotas decreta luto oficial de sete dias
Integrantes de delegação que disputou campeonato brasileiro de remo
Arquivo Pessoal
Pelotas decretou luto oficial de sete dias. A prefeita Paula Mascarenhas se encontrou com familiares de vítimas na manhã desta segunda-feira (21) e afirmou que está em contato com as autoridades do Paraná para tratar do traslado dos jovens.
Em publicação nas redes sociais, o governador Eduardo Leite manifestou pesar pelas mortes. “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional”, disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou que “não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”.
Membros de equipe de remo morrem após carreta tombar sobre van no Paraná
O que se sabe sobre o acidente
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu três veículos: um carro de passeio (com um ocupante), uma van de turismo (com 10 ocupantes) e uma carreta contêiner (com um ocupante).
A carreta era conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente. Ela teria perdido os freios, colidindo na traseira da van, que foi projetada e também colidiu no automóvel. Em seguida, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre ela.
Carreta container tomba sobre van e mata nove pessoas de equipe de remo na BR-376 no Paraná
Corpo de Bombeiros
Manifestação do governador Eduardo Leite
“Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito.
Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.
Já entrei em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso.
Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto.”
Nota da UFPel
“A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lamenta profundamente o trágico acidente ocorrido na noite de domingo, 20 de outubro, na BR-376, em Guaratuba, litoral do Paraná, que vitimou oito integrantes do projeto ‘Remar para o Futuro’ e o motorista da Van que transportava a equipe. O grupo retornava de São Paulo, onde havia representado Pelotas no Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, trazendo sete medalhas.
O projeto de extensão “Remar para o Futuro” é uma parceria com a Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF) da UFPel, a Prefeitura de Pelotas e a Clube Centro Português 1º de Dezembro e tem como objetivo a socialização de alunos da rede pública municipal de Pelotas por meio do esporte, estimulando o desenvolvimento social e a formação de atletas.
Neste momento de dor, a UFPel se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, prestando toda a assistência necessária. A Universidade está acompanhando de perto o caso e, junto aos parceiros do projeto, busca prestar apoio aos envolvidos e esclarecer as circunstâncias do acidente.”
Local do acidente onde nove membros de equipe de remo morreram após carreta tombar sobre van no Paraná
Artes/g1
VÍDEOS: Tudo sobre o RS