No Jornal do Almoço, Sebastião Melo (MDB) diz que cumprirá os 4 anos de mandato como prefeito de Porto Alegre se for eleito


JA recebe candidatos ao 2º turno das eleições de Porto Alegre e Canoas. Na terça (15), participa Maria do Rosário (PT), que concorre na Capital. Candidatos de Canoas, Airton Souza (PL) participa na quarta (16) e Jairo Jorge (PSD), na quinta (17). Sebastião Melo afirma que cumprirá os quatros anos de mandato se for eleito
O Jornal do Almoço, da RBS TV, recebeu, nesta segunda-feira (14), Sebastião Melo (MDB), candidato ao 2º turno da eleição de Porto Alegre. O candidato afirmou que não deixará o cargo para concorrer a governador em 2026.
Os jornalistas Cristina Ranzolin, Marco Matos e Rodrigo Lopes conduziram a sabatina. Eles perguntaram se Melo, sendo eleito, “se compromete em cumprir todo o mandato”.
“Claro que sim. Quero ser prefeito de Porto Alegre e vou ser prefeito por quatro anos. Estou dizendo que eu sou prefeito hoje, não terminei meu mandato, estou disputando o segundo turno e vocês estão preocupados se vou ser governador. Serei prefeito de Porto Alegre. Quis ser prefeito e quero ser prefeito para continuar devolvendo em dobro o que a cidade me deu de oportunidade. Serei prefeito de Porto Alegre por quatro anos”, disse.
Na terça (15), o JA recebe a candidata Maria do Rosário (PT). Na quarta (16), o candidato ao 2º turno em Canoas Airton Souza (PL) é entrevistado no jornal. E na quinta (17), o adversário Jairo Jorge (PSD) é recebido no programa.
Sebastião Melo (MDB) é entrevistado no Jornal do Almoço
Pedro Alt/RBS TV
Confira o que disse Sebastião Melo (MDB):
Questionado sobre a ida das eleições para o segundo turno, Melo agradeceu os votos que recebeu no primeiro turno e destacou os apoios de partidos nesta etapa.
“Desde que fecharam as urnas, eu comecei já a articular o segundo turno, mobilizar a nossa base de oito partidos e hoje já temos mais dois, que é o PSDB e o Novo. Estou muito grato a essas parcerias, mas com foco especialmente no eleitor, naquele que não votou, que foi maior do que aqueles que votaram na nossa proposta, a abstenção no Brasil vem crescendo e no Rio Grande do Sul um pouco mais ainda”, disse.
Sebastião Melo responde sobre se o segundo turno será uma nova eleição
O candidato foi perguntado sobre as medidas de prevenção às enchentes que estão sendo adotadas pela prefeitura.
“As duas obras do Sarandi já estão em andamento, duas casas de bomba em andamento e também agora a gente começa essa semana a fazer o estaqueamento do Portão 14, que pode ser fechado totalmente ou parcialmente, e mais sete portões que não são fechados também. E as casas de bombas, que também passam por alteamento, passam por proteção, por novas tecnologias”, afirmou.
Sebastião Melo responde sobre obras para combater enchentes
Melo também foi questionado sobre novos pontos de alagamentos, que surgiram após novos temporais na cidade.
” Porto Alegre tem 3.200 quilômetros de ruas, então você bota a rede dos dois lados, tu duplica isso. A cidade adensou muito, então a cidade foi adensando e a infraestrutura não acompanhou o adensamento. Então, tu tem problemas de micro e macro drenagem em várias regiões”, justificou.
Sebastião Melo responde sobre limpeza de bueiros em Porto Alegre
O prefeito e candidato à reeleição também foi indagado sobre sua responsabilidade na questão das enchentes e se faria um “mea culpa”.
“Eu respeito os governos anteriores, fui vice na gestão anterior de 2012, 2016. Eu posso dizer que nós fizemos centenas, milhares de intervenções, tecnologias novas nas casas de bombas. E todas elas estavam funcionando, o que não funcionou foi o sistema de proteção, porque a água entrou em 21 lugares na cidade”, afirmou Melo.
Sebastião Melo responde sobre intervenções para prevenção de chuvas
Os apresentadores lembraram uma declaração de Sebastião Melo ao Jornal Nacional, sobre pessoas que moravam em locais em que, segundo ele, não deveriam, o candidato justificou a frase.
“Às vezes uma frase isolada não traduz o que você quis dizer. O seguinte, o que eu disse é que o Brasil, todas as cidades brasileiras, mas as metropolitanas, nós temos aquilo que chama-se crescimento desordenado. O normal numa cidade é você fazer cidade e depois chegar as pessoas. Nós temos mais de 800 loteamentos irregulares, déficits públicos, privados, pé de morro, 82 mil pessoas que moram em área de risco ao longo dos últimos 60, 70 anos. Você não resolve um déficit desse da noite para o dia”, falou.
Sebastião Melo responde sobre bairros alagados durante a enchente
Sebastião Melo foi questionado sobre os programas de concessão de serviços à iniciativa privada, como os do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).
“Para mim, para dar certo a parceria, tem que ser um contrato bem feito, um edital bem feito e uma agência reguladora bem feita. Por quê? Porque ela é a condutora, quando tu tem monopólio do serviço, a agência reguladora tem que ser forte”, disse.
Sebastião Melo responde sobre parceria público privadas e concessões
O candidato apresentou propostas para a área da saúde e sobre como reduzir a fila de espera por atendimento.
“O meu compromisso é de fazer uma Agiliza ou mutirão mensal. Agora, o que acontece, a população envelheceu, isso requer mais saúde, a Grande Porto Alegre fechou todas as emergências, 200 municípios estão referenciados em Porto Alegre, o programa Assistir deu um tratamento correto para os hospitais porta fechada, mas para porta aberta não, isso desarranjou o sistema do Rio Grande do Sul. A tabela do SUS é uma tabela que não sustenta mais o serviço, então o caminho aqui é você buscar mais dinheiro da tabela do SUS”, falou Melo.
Sebastião Melo responde sobre a fila dos exames e procedimentos da saúde
Sobre limpeza urbana, Melo prometeu a instalação de contêineres de lixo seco na região central da cidade.
“Nós vamos começar pelo centro estendido. É um segundo container, lixo só para seco. E dando certo, nós vamos para o Bom Fim, nós vamos para Auxiliadora, nós vamos para esses bairros que estão. Então, eu espero que a gente possa virar esse jogo”, propôs.
Sebastião Melo responde sobre limpeza urbana
Ao fim, Melo respondeu sobre a situação das ciclovias na capital, como a da Avenida Ipiranga
“Eu não farei nenhum método de ciclovia a mais, aliás, já não estou fazendo, que não seja para estender a ciclovia. Segundo, vou criar a primeira faixa, inclusive, para motoqueiro, começando lá no Triângulo da Assis Brasil, em direção a Cachoeirinha. [Na ciclovia da Ipiranga] Eu estou ali fazendo, refazendo os taludes, contratamos uma empresa e vão chegar à conclusão se tem condições de manter ou não o mais rápido possível”, afirmou.
Sebastião Melo responde sobre criação de ciclovias
Veja como foi a entrevista no 1º turno
Melo defende troca de comportas e elevação de bombas para evitar cheias em Porto Alegre
Sebastião Melo (MDB) é entrevistado no Jornal do Almoço
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário