Homem sofreu lesões nas pernas e precisou ter a orelha direita reconstruída. Vizinhos pedem que animais fiquem presos dentro do pátio dos tutores. Claudionor Pacheco de Abreu, idoso atacado por pitbulls em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Um homem de 84 anos foi atacado por três cães na manhã de quarta-feira (9), no bairro Hípica, na Zona Sul de Porto Alegre. Os responsáveis pelo ataque seriam dois animais da raça pitbull e um cão sem raça definida, que estariam soltos na rua. O idoso saía de casa para buscar o almoço quando foi surpreendido.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O músico aposentado Claudionor Pacheco de Abreu sofreu lesões nas pernas e nas orelhas. Logo depois do ocorrido, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e, encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).
“Foi horrível, vi a morte de perto. Três cães me atacando, caí no chão e tentei me defender como foi possível”, conta o idoso.
A orelha direita de Claudionor precisou receber pontos para ser reconstruída. O aposentado recebeu alta do HPS na manhã desta quinta-feira (10). De volta em casa, ele ainda sente medo e pensa até em se mudar.
A RBS TV procurou os tutores dos cães, mas não conseguiu contato com os responsáveis.
Cães soltos em rua na Zona Sul de Porto Alegre
Arquivo pessoal
Reclamação de vizinhos
Os cães vivem numa casa no bairro e, segundo relato de moradores, escapam diariamente por frestas no portão da residência.
Vizinhos estão organizando um abaixo-assinado para pedir providências ao Ministério Público (MP) em relação ao cães. A principal demanda é que o poder público garanta que os proprietários mantenham os animais presos dentro do pátio.
Uma das organizadoras do abaixo-assinado é a dona de casa Antônia Gomes Bravo. Foi ela quem chamou o socorro depois do ataque ao vizinho.
“Estava em casa e ouvi ele pedindo socorro. Saí na rua e vi ele correndo atordoado. Conseguimos acalmar ele. Então, liguei para a Brigada Militar, e uma outra vizinha chamou o SAMU, que chegaram rapidamente”, diz Antônia.
O Ministério Público (MP) também foi procurado pela RBS TV, que não obteve retorno até a atualização mais recente desta reportagem.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS