Alceu Trevizani da Rosa (PRD) ganhou as eleições em Rolante, enquanto Airton Trevizani da Rosa, o Alemão (PL), foi eleito prefeito de Riozinho. Alceu Trevizani da Rosa (PRD), prefeito eleito de Rolante, e Airton Trevizani da Rosa, o Alemão (PL), de Riozinho
Divulgação
Diferente de Capão da Canoa, onde dois irmãos disputaram entre si a prefeitura do município, uma família do Vale do Paranhana tem motivos para comemorar unida. Dois irmãos foram eleitos prefeitos neste domingo (6), um em Rolante e outro em Riozinho, distantes 13km uma da outra.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Alceu Trevizani da Rosa (PRD) obteve 7.065 votos (52,13% dos votos válidos) em Rolante. Já Airton Trevizani da Rosa, o Alemão (PL), conquistou 2.033 votos (51,61%) em Riozinho.
Os irmãos nasceram em Rolante e afirmam que o ingresso de ambos na política foi inspiração do pai, Pedro Luciano da Rosa, já falecido, que foi vereador dos dois municípios.
“Ele tinha política na veia. O Alemão e eu puxamos por ele. A gente gosta de política”, contou Alceu.
“A gente homenageou ele por essa vitória. Se ele estivesse vivo, seria a maior alegria dele”, disse Alemão.
Leia também:
Casal é eleito prefeito e vice em Rodeio Bonito
Eleição definida por um voto: irmão de prefeito eleito viajou 1 mil km para votar
‘Não vai ter problema nenhum’, diz prefeito eleito que venceu o próprio irmão
Rolante tem 21.733 habitantes, segundo o IBGE. A cidade é conhecida pelas cascatas e cachoeiras. Entre os orgulhos do município, estão a cuca, tradicional doce alemão, e o artista gaúcho Teixeirinha, natural da cidade.
O prefeito eleito Alceu já foi vereador e vice-prefeito do município. Ele tem 67 anos, é casado, pai de cinco filhas e avô de quatro netos.
Placa na entrada de Rolante
Reprodução/RBS TV
Riozinho é menor, tem 4.572 moradores, conforme o IBGE. Os principais pontos turísticos da cidade são as 16 cascatas, entre elas, a cascata do Chuvisqueiro. A produção de calçados é um dos destaques da economia do município.
Alemão já foi prefeito do município duas vezes, entre 2009 e 2016. Prestes a completar 60 anos, ele é casado, pai três filhos e avô de um neto.
Cascata do Chuvisqueiro, em Riozinho
Fabiano Furtado/Arquivo pessoal
Parcerias
Os dois prefeitos já combinaram a primeira ação em conjunto, antes mesmo da posse. Eles pretendem ir a Brasília ainda em 2024 pleitear mais recursos para a região. Alceu e Alemão defendem, não apenas a parceria entre Rolante e Riozinho, mas a união de outras cidades do Vale do Paranhana na busca por melhorias.
“Agora é trabalhar, trabalhar e trabalhar. Pelas andanças que eu tive pelo município, percebi que a gente precisa trabalhar em equipe”, falou Alceu.
“Nós vamos fazer uma parceria, não só Riozinho e Rolante, mas junto aos outros municípios. A batalha agora começa. Vamos trabalhar unidos”, disse Alemão.
Eleições 2024: veja a votação para prefeito em Rolante (RS)
Eleições 2024: veja a votação para prefeito em Riozinho (RS)
VÍDEOS: Tudo sobre o RS