'Não vai ter problema nenhum', diz prefeito eleito que venceu o próprio irmão em cidade do RS


Valdomiro de Matos Novaski (Republicanos) foi eleito prefeito de Capão da Canoa. O candidato derrotou Joel de Matos Novaski, o Pardal (PDT). Vice-prefeito eleito de Capão da Canoa, Renatinho, e Valdomiro, prefeito eleito
Reprodução/Instagram
O prefeito eleito de Capão da Canoa disse que ainda não teve a oportunidade de conversar com o candidato vencido na disputa de domingo (6). O contato, talvez, poderá ser feito dentro de casa, em uma reunião familiar: os dois únicos oponentes na eleição do município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul são irmãos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Valdomiro Matos Novaski (Republicanos) obteve 17,3 mil votos (57,68% do total) e superou Joel de Matos Novaski, o Pardal (PDT), que recebeu 12.729 votos (42,32%). Ao g1, o eleito disse não esperar problemas na relação com o irmão “opositor”.
“Ainda não tive tempo de convesar com ele, não tive oportunidade. Da minha parte, não vai ter problema nenhum, continua normal. Eu sou uma pessoa cristã, e a gente tem que amar o próximo como a si mesmo. Ainda mais meu irmão”, falou Valdomiro.
O g1 também tentou conversar com Pardal, mas não obteve retorno até a atualização mais recente desta reportagem. Antes das eleições, o candidato do PDT havia dito que o irmão era “apenas adversário político”.
Irmão mais velho, Valdomiro (Republicanos) venceu Pardal (PDT), na eleição pra prefeitura de Capão da Canoa
Reprodução/TSE
A vitória de Valdomiro foi comemorada com um “bandeiraço” nas ruas da cidade, de 63,5 mil habitantes. O candidato do Republicanos terá, como vice-prefeito, Renatinho (PL).
“Foi uma eleição calma, dentro da normalidade. Foi uma festa democrática”, disse Valdomiro.
Com 69 anos de idade, Valdomiro se elegeu prefeito pela segunda vez. Ele já havia ocupado o cargo entre 2013 e 2016. Para o próximo mandato, o político cita como desafio “colocar 2 mil crianças dentro da sala de aula” e melhorar a situação da saúde de Capão da Canoa, uma das principais praias do Rio Grande do Sul.
A chapa de Valdomiro (Republicanos, PL e PP) elegeu seis vereadores. Já a coligação que apoiou Pardal (PDT, MDB, Podemos, PRD, PSB, PSDB, Cidadania e PSD) elegeu sete vereadores. A Câmara Municipal de Capão da Canoa tem 13 cadeiras.
Após pandemia e enchente, cidades do Litoral Norte têm aumento de eleitores
Orla de Capão da Canoa, no Litoral Norte do RS
Reprodução/RBS TV
Número de eleitores no litoral norte do RS aumenta em comparação às últimas eleições
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário